terça-feira, 1 de novembro de 2011

Blá blá blá--começa a fase das super-entrevistas-- blábláblá...



Foi mais que anunciada a entrevista do Ministro da Educ(rata)ação, Nuno Crato, no jornal "Público" de hoje(eheh, ontem, dia 31,talvez para não perder tradição , em honra das bruxas... que andaram pelas mesmas paragens que ele).

Era grande a expectativa. Ele, uma das "jóias da coroa" do Executivo, a acreditar nos balanços feitos pelos comentadores da praça, mais uma vez desinformados(para não variar, que o povo gosta de tradições), aquando da recente "celebração" dos cem dias de (des)governo Coelhino.
Este cavalheiro ainda se apresenta quase incólume, no raciocínio sempre mais lento, ao retardador, dos senhores do parlapié televisivo e dos jornais,-- envoltos num ambiente ainda assim bastante resguardado em relação ao sofrimento dos concidadãos, vivendo grande parte deles na ante-sala confortável dos salões do poder, uma espécie de copa de luxo aonde podem ir provando os acepipes das benesses, os rissózinhos com recheio a subsídios, os pastéis de Belém ou de S. Bento com cobertura de bolsas variegadas, os cocktails fumegantes de futuros tachos com pitada de informações privilegiadas... em resumo, um "tira barriga de misérias" que seria tolo recusar.
Bem diferente dos pobres diabos que têm de andar à volta com outro tipo de tachos,junto aos fogões , na cozinha ao lado, num corropio para prover os novos caprichos de toda essa gente, fazendo sem descanso os pitéus que satisfaçam tanta gula. Bem diferente ,ainda, do corropio dos exaustos fornecedores que carregam a imensa despensa, sempre a esvaziar-se, perante tanto gasto sem fundo!


Dizia eu então , com a alegoria acima,que tal proximidade ao poder impede talvez esses comentadores de avaliarem o calibre de cada novo desgovernante. Pelo menos até ser tarde demais....

A fama televisiva que ganhou em "Plano Inclinado" não teve ainda tempo de deslizar pelo inclinado do crédito jornalístico e de opinião pública.


Estando portanto ainda num certo estado de graça perante os comentadores, mas já não perante a população escolar (especialmente desde o patético episódio dos cheques de mérito para os melhores alunos), eis que chega aquela fase dos Governantes de se desmultiplicarem em entrevistas mais ou menos bacocas, mais ou menos auto-convencidas, nunca muito esclarecedoras (a não ser da verdadeira inteligência e/ou ambição do entrevistado), por uma série de jornais e revistas, do indigesto Expresso à tonta TV7 dias, do Público à Maria, nem que seja para apresentar qual a água-de-colónia que usa, ou os concertos em mi bemol para violino e concertina de Chopin (Ou será Shubert?).
Corrijo, isso da colónia e do tamanho de sapatos virá mais tarde, na fase deseperado-tonta do segundo mandato (?!) do governante, após esta primeira fase de entrevistas mais "sérias" de jornais de referência e de marcelos televisivos.


A expectativa era grande, mas no mundo Educativo, mais uma vez na ingénua esperança dos utópicos docentes de saber o que aí vem e de vislumbrar a famosa luz ao fundo do túnel da desgraça.O resto do país, esse, não esperava nada e preferia saber do resultado do Euromilhões, vendo aí a luz do túnel... e fez melhor opção, na certa!


Tudo isto para dizer que, infelizmente, não tive ocasião durante todo o dia de ler a entrevista, apesar de também, senão muito expectante, um tanto curiosa.
Mas não faz mal.
Quando tiver tempo de ler então comentarei, se achar que merece.

Mas posso colocar aqui o que já pressinto, por anteriores exemplares do discurso deste ministro(e de outros seus colegas governantes,como o que o antecedeu na ronda das entrevistas, O José M. Viegas da Cultura), o que ele pode ter dito.

Em resumo, o que deve ter dito terá sido aproximadamente o que se segue:



"Blablablablablablablablablabla EU VOU SALVAR A EDUCAÇÂO PORTUGUESA blablablablablablablablablablablablabla OS CORTES SÃO INEVITÁVEIS blablablablablablablablablablablablablablablablablablablabla HÁ PROFESSORES QUE VÃO TER UM DESEMPREGO COLOSSALblablablablablablablablablablablablablablablablabla OS ALUNOS VÃO APRENDER APENAS A LER ESCREVER E CONTAR blablablablablablablablablablablablablablablablablablablablabla É PRECISO FAZER CORTES SACRIFÍCIOS POR TODOS E... blablablablablablablablablablablablablablablabla TOCA A ACABAR COM AS CALCULADORAS Blablablablablablablablablablablablablablabla OS PORTUGUESES VIVEM ACIMA DAS SUA POSSIBILIDADES blablablablablablablablablablablablablablablablablablablablablabla EU É QUE SOU BOM blablablablablablablablablablablablablablablablablablablablablablablablablablabla VÃO SER FEITOS CORTESblablablablablablablablablablablablablablablablablablablablabla MAIS EXAMES MAIS RANKINGS MAIS EXAMES ´blablablabla É PRECISO CUMPRIR O COMPROMISSO COM A TROIKA blablablablablablablablablablablablablablablablablablablablablabla NA EDUCAÇÃO ESTAVA TUDO MAL blablablablablablablabblablablabla (PAUSA PARA COPO DE ÁGUA --gluglu...)lablablablablablablablabla

MORTE AO EDUQUÊSblablablablablablablablablablablablabla (ACHO QUE NÃO VIM PREPARADO PARA ISTO)blalblablablablablablablablablabla blaREDUZIR AS DISCIPLINAS ÀS ESSENCIAISblablablablablablablablablablablablabla REDUZIR REDUZIR CORTAR CORTARblablablablablablablablablablablablabla CULTURA DE EXIGÊNCIA , EXCELÊNCIA E MÉRITOblablablablablablablablablablablablablablablablablablablablabla É PRECISO ENTENDER QUE NÃO HÁ DINHEIRO! blablablablablablablablablablablablablablabla CULTURA DE RESPONSABILIDADE E PROTESTOS RESPONSÁVEIS blablablablablablablablablablablabla NEGOCIAMOS O QUE ACHARMOS BOM PARA A EDUCAÇÃO E O MELHOR PARA ELA É CORTAR EMAGRECER REDUZIRblablablablablablablablablablablablablablablablabla PRETENDEMOS FAZER MAIS COM MENOS blablablablablablablablablablablabla MAIS ALUNOS POR MENOS METROS DE SALAS E MENOS CARTEIRAS blablablablablablablablablablablablablablablablabla LIBERDADE DE ESCOLHA POR ISSO MAIS DINHEIRO PARA COLÉGIOS, os coitadinhos( PARA PREMIAR MÉRITO DOS SEUS RANKINGS,cof cof)blablablablablablablablablablablablablablablabla blabla (SÃO BOAS, ESTAS BOLACHINHAS! miam...miam..) ORA ESSA EU É QUE AGRADEÇO. Quando terminar esta minha missão, vou ter tempo finalmente para ir contemplar os golfinhos do Tejo e retomar o jogging a escutar no Ipod os violinos de Chopin (Ou será de Schubert?)..." FIM!


Como disse, não li ainda a entrevista. Amanhã vou confirmar se não fugi muito, neste meu "resumo"...

Bom feriado!


"Alergia"

Sem comentários:

Enviar um comentário