quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Não falhei muito (de novo a entrevista do Crato)! ;)

Depois do meu último post aqui, sobre a recente entrevista do Ministro Crato da Educação,ao jornal "Público", tive uns minutos para ler, finalmente, a dita cuja.

E verifiquei, na verdade mais COM DESÂNIMO do que com satisfação, que não tinha andado muito longe do teor da mesma, no "resumo-pré-leitura" que fiz sobre o que ela conteria.
Não vale insistir mais nos argumentos. Basta comparar o meu "resumo" e a entrevista e retirar desta apenas algumas frases do entrevistado, que quase decalcam o que eu previa. A lista não é exaustiva:

- "No memorando (da Troika) há um tecto que é estabelecido(...)" (ai Troika Troika, o que saberiamos decidir sem ti...:-(, começa "bem"......)
-"Os sacrifícios têm de ser repartidos por todos"; (aqui está mais um "dardo" a acertar!!!)
-"as reduções têm de ser, em grande parte, em pessoal"; (enfim, detesto acertar, nestes assuntos...);

-"cortes dos subsídios de Natal":
-"redução prudencial das receitas consignadas"
( leia-se "cortes, cortes"...)

-"600 milhões de medidas de racionalização" (lembrem-se, o mesmo termo usado por I. Alçada);

-"É necessário reduzir o número de disciplinas no ensino básico, é necessário concentrar nas disciplinas essenciais";

-" é necessário reforçar o Português e a Matemática";

-(esta reorganização)"também é uma medida de poupança.";

-"tudo isto tem um efeito brutal sobre o contribuinte"; (ai ai!!! A acenar à inveja de outros portugueses! onde é que já vimos isto?)
-"Vamos ter uma grande contenção na contratação de professores";

- (sobre o abolir do par pedagógico em EVT) "Percebemos que seja bom ter dois professores na sala de aula,mas não estamos em época de o fazer. (...) não estamos a pensar nos termos anteriores.";

-"Há uma série de medidas já identificadas de cerca de 100 milhões.Há uma série de medidas estudadas de outros 100 milhões. Há cerca de 150 milhões de fundos comunitários(...) e há 100 milhões de medidas que já estamos a identificar." (mas que tio Patinhas, com tantos milhões num discurso sobre educação!!!E alguns dos 100 milhões... serão da conta de quem fez os "estudos" sobre as medidas?);

- "foi obtida alguma poupança, mas sobretudo reforçaram-se as disciplinas fundamentais." (por favor, defina "fundamentais"...?);

- "Ao contrário de outras pessoas, não temos nada contra o ensino privado. Não vamos tentar suprir necessidades que já estão resolvidas, e bem, com o ensino privado." (os contratos de asociação) " (...) alguns têm resultados fantásticos." (= Uau!! Rankings, rankings! Que dizia eu?! E daí de, ao contrário dos cortes no E. Público, darem mais dinheirinho para as privadas);

-"outro factor fundamental é que os alunos saibam mais." (E como o vai conseguir, afinal? Ah sim, é o novo salvador da Educação, já ouvimos isto antes. Sempre o caderno de intenções que fica bem. E o Estatuto do aluno... fica na mesma? E os meios?);

- "Vamos tentar encerrar mais umas 300." (Escolas);

-"Herdámos uma dívida para as autarquias..." ($ $ $ $ , etc...);

- (fusão dos agrupamentos)" É um processo que faz sentido quando permite uma melhor coordenação entre escolas." (leia-se,centralização, centralização, cortar cortar $$$);

-" A preocupação com a qualidade do ensino, com o conhecimento, com o mérito, com a avaliação, mais exames e mais rigorosos, tudo isso é exactamente a mesma coisa." (mais umas na "mouche", aqui da Alergia!);

- (Pergunta: "Não se vê como um mero executante dos cortes, como já se diz em alguns blogues de docentes?") "Eu tenho que fazer as duas coisas. Tenho procurado fazer melhor com menos. É difícil, mas vamos conseguir" (mas , umas linhas antes, dissera "Nem sempre conseguimos"(o que queremos); ( Voilá! Mais outras na "batatulina" da nossa pontaria! "Mais com menos e blablá blá...");

- "Não estou (arrependido de aceitar o cargo). Mas há de facto um choque com a realidade e com a tarefa imensa que tenho pela frente e que, como dizem os americanos, eu recebo com humildade. " (OUTRA EM QUE ACERTEI na minha previsão, por linhas travessas: este "RECEBO COM HUMILDADE" ou, como diriam "os americanos"... "EU É QUE SOU BOM" (os outros eram uns "losers"!) . Haja paciência! :-/

E, finalmente, embora eu não tenha abordado nada sobre este tema no meu "resumo",NC fala da sua duração no cargo: (ficar até ao fim da legislatura?)"Claro (... )é para toda a legislatura. Não fazia sentido assumi-lo de outra maneira."
Ou pelo menos, atrevo-me a dizer, ficar até ao fim, mesmo se não se consiga atingir os objectivos, sempre dará "pontos" de capacidade de resistência ao cargo, para bem de uma qualquer futura... PRATELEIRA DOURADA.
Também a isso já estamos habituados.

"Alergia" (3-11-2011)



Sem comentários:

Enviar um comentário