terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Entre traições : agora nem há folga para as costas!



(Amy Winehouse- "Between the Cheats", 2011, do álbum póstumo "Lioness Hidden Treasures")

Olá! Sentiram a minha falta? Não me esqueci que fiquei a dever os prometidos posts da série "Um Louco Pós-Natal", como este AQUI, depois da série de três de "um Louco Pré-Natal" (consultar o arquivo de Dezembro de 2011). Faltam portanto dois.

No entanto, para "aquecer o ambiente", deixo por agora a música genial da Amy Winehouse, em publicação póstuma. Seria do novo álbum que estava a preparar,antes da sua trágica morte aos 27 anos.

A razão da escolha? Ser uma música magnífica, ao melhor de Amy e ... falar de batotas, traições.

Claro que a cantora, com todos os seus problemas dos quais sobressaiam a toxicodependência de drogas e álcool (tendo este último acabado por a matar), estava a falar das tontas facadas nas costas entre pessoas instáveis, no plano amoroso, salientando as fases ,entre longas listas de traições , como momentos líricos e de certa paz.

Por outro lado,vejo no tema um bom mote para o que este nosso novo desgoverno tem feito, especialmente pela mão de Passos Coelho e do seu braço direito Vítor Gaspar: o não nos darem SEQUER qualquer tipo de tréguas entre os momentos de traição. Neste caso, as facadinhas são dadas nas costas e peito dos portugueses, através da sucessiva quebra das promessas eleitorais, no caso de PPC ( e ainda há quem o defenda que, coitadinho, ainda mal teve tempo para governar? Ai é? Mas já teve tempo, a velocidade de cruzeiro, para delapidar uma série de direitos constitucionais e fazer precisamente o oposto que prometeu, como aumentar todos os impostos e cortar /roubar salários! Sim, roubar, pois NÃO somos todos responsáveis pela crise, não! Por mim falo, pois NÃO vivia acima das minhas possibilidades!) e através das sucessivas medidas de austeridade anunciadas e impostas por Gaspar. É que mal deram uns escassos 9 dias do novo ano de "folga" aos bolsos portugueses, para virem com anúncio de NOVA batota, NOVAS (ou "velhas") medidas de austeridade só porque receberam os fundos de pensões dos bancos, uma outra BATOTA que já se saberia ser muito prejudicial ao erário nacional.( ver a notícia: "Governo admite medidas adicionais este ano para compensar desvio" e ler também os comentários, para entenderem a indignação...)

Não deram um tempo mais longo para o traído Portugal retemperar forças e acumulam cortes ainda mais velozmente que a sucessão de PECs do anterior governo. Criticavam, mas seguem exactamente a mesma cartilha de "traição" ao país. A cartilha do empobrecimento, sem ideias para o desenvolvimento económico. Só que não lhe chama "traição". Chamam-lhe "desvio".

Pode parecer forte a analogia, mas de facto é assim que o povo português que tem pago a crise se sente: traído, apesar de cumpridor, como lhe pediram.O governo age como um casanova malandrão, que num dia promete não mais ter motivos para pedir o perdão do seu querido Portugal e não mais precisar de lhe pôr os "palitos" ou espetar a facadinha traiçoeira, mas que depois, mal vira a esquina do Ano Novo, sente os "calores" do cio neoliberal e do aventureirismo de D. Juan sem rumo ou ideias e lá vem o novo "balde de água gelada" sobre o Portugal paciente! Provavelmente, o governo julga que, ao ver tanta tolerância e resiliência do Portugal quase apático, pode continuar a "adornar" eternamente a cabeça da Nação com um belo par de chifres de austeridade até à miséria, ao suicídio como país.

Só que isso não acontecerá. Em momentos de crise e de desespero, quando levado ao extremo, Portugal deu sempre a volta por cima, escolheu novos chefes, revoltou-se, atirou traidores janela abaixo, mostrou que estava farto. Há que saber ler a História, que pode não se repetir, mas que reflecte o que acontece à Humanidade quando abusada e vilipendiada em contínuo.

Não sabemos como será, mas sabemos que, quando vier, a mudança não agradará a quem andou a governar mal, a corromper o poder e/ou a defender medidas estúpidas e indefensáveis. Senhores "noivos-governantes": enquanto houver tempo, mudem de rumo e de fés cegas em políticas que NÃO funcionam e apenas conseguem ser contra as pessoas honestas. As pessoas, as tratadas imbecilmente agora como "gorduras" financeiras, um dia deixarão de ter tolerância e compreensão. Ainda vão a tempo. Depois não se queixem de quem se cansou de traições.

Dedico , portanto, esta música aos traidores que o são quase por tradição. Por um lado, aos que o são nas suas vidas amorosas, que gostam de, com infantilidade, arriscar pôr enfeites cranianos aos seus companheiros/companheiras, trocando levianamente o carinho e amor de uns por prazeres passsageiros e venais de outros. Mas tal dizem que é algo de patológico na maioria das situações, no caso deles,os psicólogos chamam-lhe o "complexo de D. Juan", no caso delas, resumem tudo ao termo "histeria". Há que ter alguma complacência. Cada um sabe das asneiras que faz e não me compete julgar. Já no caso dos governantes que gostam de fazer dessas traiçõezinhas ao país com o qual estabeleceram um compromisso por alguns anos, não se pode ser tolerante. O caso já é connosco, os governados, só nos apetece pôr-lhes os tarecos à porta, mandá-los dar uma volta até não mais. Parecem mesmo desses que gostam de trair e maltratar as esposas ( que têm tentado tudo para os fazerem felizes, sem grandes indignações e protestos) e depois, todos submissos, fazem todas as vontadinhas às amantes "duronas"!

Sendo assim, que vão pedir asilo aos únicos a que parecem ser fiéis, esses "amantes" com quem traíram o povo. As Merkéis queridas que os aturem, as Mania do Défice que lhes aqueçam os pés e... faço votos que o terceiro e maior "derriço", aquele pelo Mercado Nervoso, o único junto do qual estes nossos governantes parecem querer ter CREDIBILIDADE, o mimoso mercado credor, vá de vento em popa! Porém sem ser às custas do dinheiro de Portugal ,que a tantos portugueses inocentes custa a ganhar. Se querem preservar o romance com esse instável e caprichoso Merkado Kredor, que o sustentem do seu bolso, ou do bolso das suas clientelas! :((

Agora todos em coro com a Amy: "Between... the cheats... Ohooooh...!..."(a canção, ao menos, é deliciosa!)

"Alergia" (10-1-2012 in blog "Alegrias e Alergias")

Sem comentários:

Enviar um comentário