quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Querem "SOPA"? A Internet e os cidadãos dão-lhes o "Arroz"!


(imagem do site: rainhadossabores.com)
Hoje muitos Sites da Internet estão em guerra contra a SOPA. A Wikipédia está mesmo em "Apagão" , em sinal de protesto.  E Afinal que sopa é essa? Será a fina de espargos, a de cebola e alho, O caldo verde? A energética sopa à lavradeira? Para nós, navegantes em águas tormentosas da Net, poderá ser uma valente "SOPA de PEDRA", uma pedra muito grande nos nossos sapatos blogosféricos, por exemplo, um pedregulho atirado à cabeça da Liberdade, a Nível Mundial.
Ora leiam a notícia aqui:
Pensamento do português típico: a  Câmara de Representantes É a dos Estados Unidos, portanto lá  longe na América, não parecendo ter interesse para esta  pobre esquina da Europa. Uma lei anti-pirataria até soa bem, à primeira vista.
A tal SOPA é antes... S.O.P.A.,  o "Stop Online Piracy Act", portanto uma tentativa de combate à pirataria online. Mas tal proposta de lei não se destina a combater os ataques de vírus informáticos ou sequer de "Hackers" (estes a dar boas dores de cabeça também aos poderes políticos e económicos do Mundo, nos últimos anos). Ora vejam, e transcrevo um excerto:
"Na prática o «Stop Online Piracy Act» prevê que o procurador -geral norte-americano possa pedir aos tribunais o encerramento de sites que considere estarem a violar os direitos de autor." !!! E mais, que o mesmo possa exigir a retirada de sites dos motores de busca  da Internet!
E fiquem sabendo que esses poderes podem até ultrapassar as fronteiras dos EUA, o que  que se  tornará "facil",tendo em conta que é uma interferência no ciberespaço (sendo as fronteiras da WWW muito mais fluidas que as fronteiras políticas...)!
Felizmente a pronta reacção dos cidadãos, bem como de muitas empresas e sites, nos EUA e outros países, levou a sua voz junto do próprio Presidente Obama, que já disse que não apoiará qualquer legislação desse tipo que (e volto a citar e as palavras são de B. O.) " reduza  a liberdade de expressão, que aumente o risco da Cibersegurança ou que ponha em causa uma Internet dinâmica e inovadora.".
Bravo Obama! Espero que essa proposta de lei vá de vez para o lixo (para já a Câmara já se divide e adia a votação), que é o lugar dela! É das tais leis que, aparentemente defendendo os direitos de uns, tenciona invadir os direitos de muitos mais. Há outras formas de castigar os prevaricadores, combatendo os roubos nas fontes (lembro-me por exemplo de quem , de dentro dos estúdios, já consegue pôr filmes a circular na Net, antes de chegarem ao cinema). E o que aconteceria ao fenómeno interessantíssimo do Google e da partilha no YouTube e redes sociais? (aliás, se os legisladores teimarem, empresas como a Google ou o Facebook estão dispostas a formas mais intensas de protesto).
(vinheta de Cartoon da "Mafalda",  de Quino)
Por exemplo,  o uso desta imagem acima, pelos blogueiros caseiros como eu, mesmo citando o autor ou a fonte, tornar-se-ia quase impossível nesse tipo de sociedade " super-mega-Cibervigiada". Sei que o que crio também pode ser pirateado, que  deve haver leis que protejam o autor, mas para isso mais vale contratarem bons inspectores e investigadores, ao estilo da ASAE, para os casos mais graves, em vez de criarem estas pretensas leis que só abrem portas à bufaria e ao abuso do poder descontrolado.
No entanto não pensem que este tipo de manobras é exclusivo lá dos "States" . Em Portugal, no Parlamento, tem vindo a ser discutida, nos últimos dias esta proposta  de lei do PS:
O que poderia ser uma legítima e louvável preocupação, de origem na cabecita da pianista e ex-ministra da Cultura Gabriela Canavilhas, torna-se em algo distorcido e que faz o justo pagar (e muito!) pelo pecador. Em resumo, para compensar os danos económicos aos autores, causados pela cópia pirata de Música e Filmes, por exemplo, seria adicionada uma taxa extra ao preço de todos os equipamentos de cópia (ex, pens, CDR, Discos rígidos, computadores...). A taxa cobrada reverteria para a Sociedade Portuguesa de Autores (S.P.A.-- Ena!!! é SOPA sem "O"!!!) Isto é, não conseguem apanhar os piratas industriais que vendem nas feiras, mas vão cobrar os danos a todos que compram esses consumíveis, a maioria das vezes para uso próprio! Então quem fizer os seus filmes ou música caseira ou tirar as fotos de família e gravar os seus próprios textos...teria de pagar AINDA MAIS dinheiro para sustentar meia dúzia de autores que há muitas décadas vão vivendo à custa da SPA, sem escreverem quase um  novo livro ou outra obra? Não me refiro aos diigentes do SPA, nem aos seus sócios em geral, mas de um punhado de autores amigos que lá vão pedir de vez em quando uma verba para sustentar obra futura, à custa da jóia cobrada aos sócios e dos direitos de autores que têm realmente produção? Sei que há uns anos era essa a prática corrente, não sei se a nova direcção terá invertido essa "discriminação positiva".
Espero que também esta lei, por cá, não vá para a frente! Sentimo-nos com os bolsos já cercados por todos os lados, não nos façam mais essa! O PS na prática encolheu os ombros e titubeou perante o novo acordo da (des)Concertação Social assinado hoje, para desgraça e miséria dos trabalhadores portugueses e  de Portugal e centra-se neste tipo de "(des)Concerto", pela batuta de G. Canavilhas?
Infelizmente não temos um Obama, que tenha alguns pontos de honra que se nega a transpor: temos um PR que choraminga, depois do leite derramado, muito satisfeito consigo próprio por "há muitos anos" alertar para isto e aquilo e de agora ser dos que "alerta" para aqueloutro e "aquelisto" que vai de mal a pior... enquanto mastiga bolo-rei e assina de cruz mais um pacote de novas leis iníquas. E leis que não são "um pacote qualquer", como dizia hoje o inefável ministro Álvaro ( sobre o "Acordo" Governo/patronato... e cumplicidade da UGT). Não, não são um qualquer, Sr.-ministro. Leis como todas estas formam um grande PACOTE de bosta desumana despejado em cima dos menos preotegidos ( Mais impostos/roubos, menos liberdade/... baixas de salários e de tempos de descanso, grandes facilidades de despedimentos...),  em cima dos pagadores de crise  do costume: a classe média e os que sobrevivem do seu trabalho! Mais um passo no retrocesso civilizacional e na qualidade de vida dos portugueses! Um dia há-de pagar por esse tipo de "Sopa" de Pacote que o sr. e os seus têm imposto e aí, tal como fez a cidadania online à outra... os cidadãos portugueses dar-lhe-ão... "o ARROZ", como diria a minha avó! :((
Margarida Alegria (18-1-2012, in blog "Alegrias e alergias")


(aqui está um banner  que  anda pela net, criado para quem quisesse auto-bloquear o seu site, neste dia de protesto, felizmente adiado por quase todos. Há que estar alerta, pois ainda poderá vir a ser necessário em novas lutas cibernéticas...).

1 comentário:

  1. ADENDA:
    o jornal em papel diz que o governador-geral terá poderes para pedir AOS TRIBUNAIS (ver acima) que mande cancelar os sites.
    Na versão online apagaram esse pormenor e não mencional os tribunais, dando a entender que bastaria as tais denúncias dos detentores dos direitos de autor para dar essa ordem, sem recorrer aos juízes...
    Se for assim o caso ainda é mais grave, estalinesca, mesmo.
    E então se esse cargo (equivalente ao do nosso Ministro da Justiça) cair nas mãos algum tresloucado paranóico ... LOL, que desatino seria! FOGE! :///

    ResponderEliminar