segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Um diálogo "FURTuoso"?! Pois não!(a mensagem de Ano Novo do Presidente)

Da Mensagem de Ano Novo de ontem do Presidente da República , Cavaco Silva, o habitual. Só escutei uns excertos de mais este apelo à concórdia  social e à equidade dos sacrifícios fiscais por parte de quem lavrou boa parte do terreno (já que  tanto se dedica à lavoura) onde agora o ultra-liberalismo descarado está a semear apressado. (Ver aqui: "Cavaco Silva quer agenda para o crescimento da economia e do emprego", in Público)
Quanto ao que  dele será escutado por parte dos governantes, retenho os conselhos para irem "além do rigor orçamental" (o que facilmente será interpretado como um  ainda maior aperto do cinto, indo "além da Troika"!) e também para um tal  de "diálogo fURtuoso"(?!... foi o que escutei...). Ora para isso não era precisa mensagem, pois os desgovernantes actuais já deram um bom avanço a esse tipo de "diálogo" com os cidadãos, continuando o que se dera início com os PECs 1 a 4 do anterior governo, como exemplificado neste "cartoon", que a "Alergia" teve a amabilidade de publicar, em Janeiro de 2011, no blogue "Uma Aventura Sinistra":
                                       (Margarida Alegria (c) Janeiro de 2011)
Há quase um ano,quando saíu este cartoon, estava em causa a  "taxa de redução remuneratória", famoso eufemismo para um roubo do Estado aos funcionários públicos, "taxativamente" (passo o trocadilho) inconstitucional.
Agora os protagonistas do "assalto" são outros, de ar mais simpático, "sincero" e até sério, mas com novos furos exigidos para os cintos dos (sempre os mesmos)  contribuintes: o aumento de horas de trabalho, cortes nos direitos laborais, congelamento de salários, aumento de impostos (IRS, IVA...), subtracção dos 13º e 14ª meses ( subsídios),os cortes em pensões de reformas dos remediados e idosos, a manutenção das reformas vitalícias de luxo de quem ainda tem muitos tachos, a venda ao desbarato das empresas estatais mais lucrativas e cruciais,mais portagens, mais assessores imberbes, institutos e "grupos de trabalho" pagos a peso de ouro, o aumento brutal de transportes e da energia...
Em vez de mensagens preocupadas  e para demonstrar que está realmente atento ao sofrimento do país e às (des)medidas de austeridade, o Presidente deveria cumprir o seu papel de árbitro e enviar para o Tribunal Constitucional, todas as leis bárbaras que são criadas a ritmo , já não de tango, mas de "Fox-trot" dos loucos anos 20, pela neoliberal de Passos Coelho, V. Gaspar e acólitos. E que  para mais nada  tem servido senão para...auto-de-FÉ da classe média e dos que apenas vivem dos rendimentos do seu trabalho.
Se Cavaco Silva cumprisse esse dever, em defesa do povo que deveria representar, já daria  um  RECADO  MUITO MAIS FORTE ao Governo. assim, este até agradece e prossegue o seu próprio estilo  "fURtuoso " de dialogar com os parceiros sociais e com o País.
Margarida Alegria, 2/1/2012

Sem comentários:

Enviar um comentário