segunda-feira, 12 de março de 2012

B-D: NUM deiCHam U Varito faJer nada! (regresso da série Jejé e Companhia...)

(c) Margarida Alegria (12-3-2012, in blog "Alegrias e Alergias")
PRONTO! Eis aqui o Cartoon tão anunciado, já há uns dias na verdade...
Antecipo com ele o aguardado regresso da Série "Jejé e Companhia", agora evidentemente centrado no "Clube do Pepê", seu amiguito de brincadeiras nacionais, embora o Jejé, que dizem estar num colégio semi-interno parisiense, ainda possa vir a fazer algumas reaparições e estragos (este dos cartoons, pois o "modelo" esperemos que não!).
Relembro aos mais distraídos que o blog já tem uma página das primeiras aventuras da série (uma separata, digamos). Basta ver no cimo do blog, depois do cabeçalho: há uma barra com o nome de páginas independentes e uma delas, à direita, é a do "Jejé e Companhia". A página ainda está incompleta e em construção, mas já dá para conhecer ou reconhecer a pequenada!
Neste cartoon  de hoje surgem uns novos miúdos , o Varito e o Vitinho... ah sim, e o Migas! Como poderia esquecer! Seria inevitável!
Mas o Varito é o centro desta  prancha  de B-d. Espero que apreciem, pois deu mesmo uma trabalheira e pude fazer acabamentos com uma tecnologia melhor à mão.
A Alergia já dissertou neste blog sobre as desventuras do ministro Álvaro, em três dos posts mais populares: 
Com a sua originalidade de governante deixada para a posteridade em um cartoon ("Ideias em Movimento") já dei  o meu contributo para "homenagear" o pobre Álvaro . Mas era o Álvaro adulto e o restantes desgovernantes também adultos. Com esta versão de  crianças, tendo em conta o estilo que andam a adoptar, talvez o retrato seja mais justo.
Tenho a ressalvar que até tenho certa simpatia, vá lá , certo carinho maternal até pelo nosso Álvaro, pese embora as críticas que aqui se fazem ao seu estilo. Perante o tom sinistro e de jovens avelhados dos outros, o Álvaro é até uma lufada de ar fresco. Pela sua  quase enternecedora ingenuidade, pelo tom entusiasta e bonacheirão em mangas de camisa, pelo desconhecimento que demonstra do país real, mas apesar disso, tal como tantos emigrantes, com mais amor pelo país do que outros seus colegas, que só querem obedecer cegamente à Troika.
O único crime maior do ministro Álvaro é ter sido como Ícaro e não ter medido as consequências de voar alto demais, não vendo sequer como não seria possível juntar num só ministério TANTAS pastas! Não impôs as suas condições ao Primeiro Ministro, que assim o lançou às feras, foi vaidoso ao ponto de achar que podia dar conta de tão gigantesco recado... e agora parece tarde demais para bater o pé. Falam por aí que o vão "empontar" para embaixador da OCDE, não sei. Se sim, até teremos saudades. Para já temos a demissão do seu secretário de Estado da Energia (LEIAM AQUI).
Vejam AQUI as notícias que há uma semana originaram toda a agitação governamental, caso não as conheçam ainda.
Em homenagem ao Álvaro, a quem tantos poderes têm vindo a ser retirados de forma traiçoeira, em vez de simplesmente remodelarem tudo e voltar a separar os Ministérios do seu Super-Ministério, aqui fica portanto uma versão do que poderia ter  acontecido quando menino, com as grandes marotices do Pepê , do Vitinho e dos outros, pois afinal as pessoas crescem mas no fundo não mudam muito, pois não?
Divirtam-se um pouco... é o que nos vai restando...
Margarida Alegria (12-3-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

6 comentários:

  1. Nada melhor para esta "rentrée" que trazeres-nos o sempre imaginativo...Álvaro!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  2. O Álvaro até anda amarelo.
    Não tem mesmo "vida" para isto ,nem deve ter percebido onde se ia meter.
    É só máfia de "salto alto".
    O post está da melhor qualidade.
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é essa a minha impressão sobre "o Álvaro". Devia ter uma visão idílica da sua terra natal e distante,com galos de barcelos e varinas das sete~saias, julgando que tudo se resolvia com dinamismo, iniciativa e produtividade. Pois... isso também nós, que por cá vivemos e aturamos essas mafias há mais tempo. Em vez disso sairam-lhe pela frente uns marmanjões de "sete-saias" de manhas! Portugal é um país sabotado por meia dúzia , em prejuizo dos restantes.
      É uma tragédia, uma peste negra que tarda em sanar-se! :(
      Obrigada, Magalhães.
      Aparece sempre!
      Bj

      Eliminar
  3. Apesar dos esforços, é tarefa quase impossivel, mudar as pessoas. Podemos polir certas arestas, aprender, crescer, mas mudar não é para quem quer, não me parece.
    Valha-nos o humor! Como já me arrancaste um sorriso, o dia ficou mais bonito de se viver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tendo em conta o que tenho vivido nos últimos tempos, concordo, Pérola...mudar as pessoas é difícil.E as próprias pessoas resistem a mudar, mesmo que tal lhes destrua a vida. Isso é que não entendo.
      Obrigada, o objectivo principal da b-d era mesmo esse, fazer sorrir. E então se melhorou o dia a alguém, é porque valeu a pena desenhar isto! :)

      Eliminar