sexta-feira, 27 de abril de 2012

Alegrias e Tristezas na Escola da Fontinha... (25 de Abril, onde andas?)

(c) Margarida Alegria/2012 (25 Abril de 2012- Escola da Fontinha, Porto)
Nestes dois últimos dias tenho guardado um certo tipo de Luto. Qual  retocar cartoons, qual quê... não há "Clima"! Não sou capaz de tantas palavras como o habitual.E daí...
 Depois da mais fantástica comemoração que vivi e muitos vivemos, na Escola da Fontinha, no desfile de apoio de vários milhares (eram milhares, não tenho dúvida!) e na reocupação da Escola por muitas centenas, depois de um dia lindo e inesquecível, dizia, de novo a revolta interior perante a prepotência e o autoritarismo, esse sim selvagem, da Câmara.
A Comunidade "Es.cola" ficou no Espaço,-- que estava bastante destruído  pela polícia e CMP e a precisar de nova limpeza e recuperação,-- até às 22.30h, após de uma refeição colectiva improvisada.
Ver: Porto- ESCOLA DA FONTINHA REOCUPADA (TVI 24- Que dizem?! "Alguma tensão" entre manifestantes e a polícia? Onde? Os repórteres drogam-se?!Ó Judite, mas que mentira te contaram!!!)
Logo na madrugada seguinte, dia 26, os funcionários da Câmara Municipal do Porto voltaram à Escola e começaram a desmantelar tudo o que podiam: a desmontar canalizações e fios eléctricos, a retirar as loiças sanitárias, a retirar tudo o que era do Movimento "Es.Col.A",arrogantemente, como se de lixo se tratasse ( só deixaram as estantes repletas de livros oferecidos, da biblioteca criada pelo "Es.Col.A") destruiram o que restava dos computadores e mobiliário, emparedaram o primeiro andar, deixando as janelas abertas e  telhas partidas, na técnica habitual usada por proprietários de prédios devolutos a quem não autorizam a demolição de habitações. A chuva, o vento, os ratos e delinquentes que façam o resto. O que comprova que a Câmara não conseguiu  nem nunca quis arranjar um projecto alternativo para a Escola.
Como dizia um cartaz:"Há quem não faça nem deixe fazer!"
Conversei com moradoras do bairro, que explicaram que, há 6 anos, a escola fora fechada de forma simples e sem  qualquer protecção, como se no dia seguinte professores ou alunos fossem regressar. Os anos passaram , ninguém voltou e quem se dispusera a "visitar" a escola, tanto de noite como de dia, haviam sido os delinquentes para vandalizar ou roubar o recheio. Os habitantes denunciavam os roubos mas nada fora feito pelas autoridades. Era um lugar por onde as pessoas tinham medo de passar. 
Mas de há um ano para cá era um espaço de vida, de alegria, de aprendizagem e de cultura. Os meninos do bairro andavam mais calmos, mais felizes, a melhorar na Escola. Havia teatro e outros espectáculos abertos à cidade. Havia ateliers e apoio ao estudo e aos idosos. Refeições comunitárias aos fins de semana.
Fora um choque no dia 19, sendo revoltante a força desmedida e o modo como a CMP destruira os parcos haveres do Movimento, móveis e material doado. Fora um choque ouvir certas funcionárias da Câmara desdenhar o que fora do "Es.Col.A"( que agora é que o Espaço ficaria "limpinho" e lindo! ) ,Tudo preconceito quanto ao aspecto mais "alternativo" de alguns dois jovens, que, asseguravam os moradores, não "faziam mal a ninguém" e eram muito educados. O desprezado e esquecido Bairro ganhara uma nova vida , havia quem se preocupasse com ele, mas agora a Câmara só lá voltara para despejar!
Por isso, só temos de ser solidários com o "ES. Col.A" e os moradores  do Alto da Fontinha, depois de mais este bárbaro e COBARDE despejo pós-feriado 25A. No dia a polícia deixou passar e entrar. Mas a Câmara tinha de "mostrar quem manda" e que "não se pode abrir precedentes"... Há déspotas em todos os quadrantes. Foi mais um exemplo. No dia 25 a população  em massa, protegeu e acarinhou a Escola da Fontinha. Mas no dia seguinte  Rui Rio sabia que estaria à "sua mercê" arrogante, ditatorial. UM NOJO!
Por isso ,depois da festa , a fica a tristeza e o luto. (vejam AQUI O QUE DISSE O BLOG do Movimento, ontem- DESCUBRA AS DIFERENÇAS....ANTES EMPAREDADO QUE OCUPADO ... e ainda...DEVOLUTO DE PESSOAS E BENS...Movimento que, relembramos, tinha alguma esperança em poder continuar e estava ainda à espera do verdadeiro Contrato com a Câmara, que não fosse um "contrato" de despejo)
O que poderemos fazer? Boa pergunta...
Há alguns caminhos, não exclusivos entre si. Para já deixo mais  fotos e a sua "legendagem" dos momentos felizes:

(c) Margarida Alegria/2012 (25-4-2012- Porto)
16h, Praça General Humberto Delgado, frente à Câmara. A manifestação de apoio à Fontinha não colidiu com a mais "oficial" de trabalhadores, uns metros mais abaixo. Eram milhares, superando talvez expectativas.

(c) Margarida Alegria/2012 (25-4-2012, Es. Col.A, Porto)
17.30/17.45h- depois de animadíssimo desfile popular até ao Bairro, a entrada de todos os manifestantes que couberam na Escola: pátio, varandas, andares. Os painéis que entaipavam as janelas foram tirados, sob aplausos alegres de pessoas de todas as idades e condições. Alguns cidadãos haviam trazido os seus próprios megafones.

(c) Margarida Alegria/2012 (25-4-2012, Porto)
 16.30h- Praça-Antes de um momento musical,  com guitarra e percurssões, numa carrinha de caixa aberta,que antecedeu o desfile até à Fontinha, brilharam alguns cartazes muito imaginativos e sugestivos. Eram tantos, mas seleccionei este para mostrar aqui. Um belo Mote!

(c) Margarida Alegria/2012(25-4-2012, Porto)
Outros cartazes mais singelos, mas que dizem tudo*, curiosamente tendo como pano de fundo contrastante um  gigantesco cartaz promocional da Câmara (que, sintomaticamente não "diz NADA"!), no edifício "JN", na R. Gonçalo Cristóvão. Eram  um bando de selvagens, estes cidadãos, sr. Presidente da C.?!
*"Vou ocupar um Sonho"
"Também sou Escola"

(c) Margarida Alegria- 2012(25-4-2012,  Bairro da Fontinha, Porto)
17.30h- Chegada ao largo da Fontinha, no Bairro. A polícia não se via. Apenas umas carrinhas, desta vez, no topo de Santa Catarina, para que ... não nos enganássemos no caminho a virar para o Bairro? :))
Vejam como éramos muitos, aqui só uma ínfima parte a chegar, da multidão que desfilava por ruelas.
No dia seguinte criaram um perímetro ainda maior de polícia para que poucos entrassem no Bairro, nem mesmo jornalistas, "proibidos" de filmar ou fotografar o vandalismo da desmontagem de equipamentos no interior da Escola... :((
Já no dia 19, depois da violência policial, só haviam deixado entrar os moradores. Tratar pessoas pacíficas como se fossem de um ghetto, de alguma "favela" de narcotraficantes da América do Sul (perdoem-me a comparação as pessoas desses países...)


(c) Margarida Alegria-2012 (25-4-2012- Escola da Fontinha, Porto)
17.45h- Escola desentaipada... foi a festa!
Cantorias, palavras de ordem, muita e muita felicidade estampada nos rostos das crianças, dos  idosos e de outros moradores do bairro. A Escola e o bairro eram de novo seus! Bandeiras desfraldadas pelos jovens. Também havia Cravos! Era Abril! Uma bela comemoração do 25 de Abril, dia da Liberdade!
"A Escola é Nossa!
"Ninguém pode parar a iniciativa popular".
Um cartaz à janela dizia: "O medo morreu em 1974!".
 Verdade! E a última coisa que ali sentiamos era medo, pessoas quase desconhecidas entre si! Uma sensação de vitória e Libertação que sabiamos ser provisória, mas que na altura invadia todos!
NINGUÉM NOS ROUBARÁ  ESSA EMOÇÃO! 
NENHUM DITADOR DESPEITADO DESMANTELARÁ ESSE DIA!

(c) Margarida Alegria-2012 (25-4-2012- "Es.Col.A- Porto)
Muito festejo, muitos sorrisos, fotos, ares sonhadores...
A moradora que, depois de uma outra, de idade, ter entoado um sentido "Povo que lavas no Rio", mudou o registo da cantoria para um animado:"E Ó Rui Rio, vai Pró Car*lh*!!!!)
Pois, pelo que vimos no dia seguinte, esse mote é que estava certo...
Como estava certo um dos cartazes mais admirados e que vemos na foto que se segue:


(c) Margarida Alegria-2012 (25-4-2012- Porto, rumo à Fontinha)
diz o cartaz, com uma cara "famosa" estampada a vermelho:
"ESTE HOMEM NÃO É DO NORTE, CARAGO"!

Ah pois não! Não pode ser do Norte! Só se for na teimosia. Mas teimosia sem sentido de Justiça e sem lisura ou coragem frente-a-frente... não é Teimosia. É pura Casmurrice!
(acabei por me alongar...já sabia...mas aliviei um pouco o que sentia. Foi... catártico...).
Margarida Alegria (27-4-2012, in blog "Alegrias e Alergias")
ADENDA:
No dia 25, Coimbra e Lisboa estiveram solidários (Coimbra ocupando um terreno abandonado e fazendo uma horta comunitária, Lisboetas ocupando uma casa devoluta). Agora há associações no Porto a serem contactadas pela CMP para irem ocupar salas numa suposta "Loja Social", pelo que se julga que será esse o "plano" da Câmara para a Escola da Fontinha, para manter a teimosia e estragar o projecto (ler notícias).
AQUI O QUE DIZEM A NOTÍCIA sobre o que o se pensa fazer:
A notícia do Público de hoje( versão para assinantes): Loja social é hipótese...
Nova invasão da Câmara (notícia TVI -iol): CÂMARA RETIRA MATERIAIS.... (reparem como a repórter mal se pode mexer da imagem fixa!)


O que teremos por enquanto:

- Domingo dia 29, às 18h no largo da Fontinha, projecção do Documentário "Linha Vermelha", com presença do realizador. Levar lanche para refeição partilhada.(VER NO BLOG do ES.Col.A)
- Terça-feira, 18.30h,em princípio, novo momento de Meditação pela Mudança, frente à Câmara Municipal. Aliás, relembro: poderá ser e frente a todas as CM das várias cidades, em solidariedade. Organizem-se, cidadãos pacíficos! (lembrem-se, como disse no post anterior: estes poderzitos querem que os cidadãos continuem apáticos e receiam que eles tomem iniciativa, sobretudo a que é  pacífica e inesperada, já que para as outras se armaram" até aos dentes"...podres e cariados....)
-Quem não quiser que ao menos passe a palavra, divulgue o que se passou...



 



15 comentários:

  1. Uma reportagem fantástica, empenhada e sentida, Margarida!
    Gostei de andar contigo por todos esses sítios lindos onde Abril ainda não morreu!
    Um grande abraço muito amigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, mfc! :)
      Acabei por escrever mais do que contava, mas cada palavra foi sentida.
      Ainda bem que consegui transportar ainda mais pessoas para lá. Abril não morreu!
      Um abraço!

      Eliminar
  2. O teu entusiasmo dá-me vontade de viajar até a essa escola, palavra!
    Quase duma revolução se parece tratar. Fiquei desiludida com o 25 de Abril. Tanta prisão, tanto sonho para quê?
    Gostava de ser mais entusiástica, mas o desalento tomou conta de mim.
    Um beijinho.
    P.S. Os tpc estão a caminho, mas selinhos e outros pequenos 'incidentes' entremearam-se. Logo aviso!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo perfeitamente o teu desalento, Pérola.
      Por iso meso é que não podemos deixar que nos "prendam" nessa rede de desilusão!
      E ,em certa proporção, o que tem acontecido com o caso da Escola da Fontinha, tem sido uma verdadeira revolução: a revolução de mentalidades que falta e sempre faltou desde o 25A.
      E a maior libertação ainda parece faltar: a libertação do preconceito, das ideias feitas, da desconfiança do Outro.
      Para sermos um país livre temos de confiar mais em nós, não naquela confiança na capacidade dos portugueses que o PR discursou, pois isso já sabemos que existe, mas a Confiança também uns nos outros, o saber ver qualidades para além da cunha, saber ver o que há de bom em cada para além de aspecto ou culturas, saber dar as oportunidades de verdadeiro mérito a quem realmente merece.
      Não me admirava nada que agora pusessem um grupo de amigos quaisquer num novo observatório para os espaços devolutos, com secretária, frota automóvel e cartão de cre´dito, a fingir que observa e deicxar tudo na mesma...
      Tudo bem, não há pressa. Escreve ao correr da inspiração ! Não precisa de ser nenhum tratado!
      Beijinho! :)

      Eliminar
  3. Querida,
    Porque não vais buscar o Irreversível selo da Margarida que ofereço?
    Ficaria bem aqui uma joaninha, para alegrar o teu lindo prado verde.
    Depois diz alguma coisa.
    Fica Bem!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um selo de joaninha? Boa! Lá irei, obrigada!
      Hoje andei por outras paragens!
      Abraço :)

      Eliminar
  4. A Judite bem que podia aproveitar este teu post (reportagem) e enriquecer uma das suas intervenções no espaço televisivo... mas estas não interessam. São de uma fonte sem nome de pompa, daqueles que faz cartaz.

    Admirei, admiro, a vivacidade que dás ao justo protesto. Digno de tempos que já foram e que também eu os vivi. Mas isso é passado e neste momento interessa é a vossa persistência. A vossa voz é o grito de coragem que falta a muita gente e oxalá ela se enriqueça de muito mais vozes e consigam baixar a maré ao (R) Rio.


    a...té

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, Ponto e Vírgula!
      Prefiro mesmo assim ouvir elogios como esse, de pessoas que QUEREM saber, do que de espectadores distraídos da TV ou de jornalistas que "mosqueiam" em redor de famas fabricadas e/ou poderes fátuos. Não que alguns deles não tenham algumas coisas interessantes a dizer, também, mas, como dizes, são sempre os mesmos a opinarem e a serem escutados, nomes "de cartaz". Mais uma prova de que já não há democracia plena em Portugal.É contínua lavagem ao cérebro! É um dos grandes problemas do jornalismo de agora: vão perguntar sempre aos mesmos, por facilitismo ou por serem vozes com o aval dos políticos. Há muito de preguiça, de falta de curiosidade, de MEDO também na classe jornalística.
      E Judites e outros, por distracção ou interesses, não dão voz a meros bloggers sem "currículo" político ou social. Alguns bloggers "autorizados" políticos e muitos comentadores televisivos até gostariam que a blogosfera fosse mais controlada e censurada, pois até lhes vai fazendo alguma sombra (não este meu recanto, mas outros com mais audiências). Gostariam que muitos se calassem, que as pequenas vozes se retraissem, pore isso tentam ignorar o fenómeno da blogosfera.
      O que interessa é que o fenómeno da "Escola da Fontinha" está a rolar. Só espero que não seja aprisionado em laços e redes partidárias,em questiúnculas de protagonismos e de "barrocos" ideológicos, como aconteceu como movimento 12M e outros...
      Mas como este se centra em acções concretas pela melhoria social da população abandonada, julgo que tem um cariz diferente e terá maior adesão ao longo do tempo. Todos temos que compreender que podemos ser "Es. Col.A" pelas nossas terras e bairros e assim assustaremos os politiqueiros que julgam que tinham convencido o País de que eram imprescindíveis para a democracia. Sempre desconfiei de partidos, desde tenra adolescência, quando depressa descobri que funcionavam como clubes de futebol, com oportunistas, alguns idealistas e muitas claques fanáticas e irracionais, seguidistas.
      Já na política do fazer as coisas para melhorar obem comum, nessa acredito e julgo que é a reviravolta que falta. Os portugueses têm é de deixar de ser comodistas ( ou mesmo "cobardes", como lhes chamou uma comerciante vizinha, só com 4ª classe mas muito sagaz e que é um gosto de ouvir, ultrapassando em rasgo e raciocínio a maioria dos nossos baços deputados...) e começar a participar mais activamente naquilo que é do interesse comum, não se ficando pelos votos (ou nem isso!) de 4 em 4 anos. Há que começar a pôr em causa incompetências e a correr com os caciques locais dando vez a quem mais se dá, a quem se preocupa e tem mérito!
      Beijinho
      e a..té

      Eliminar
  5. Querida Margarida,
    Já foi publicado o post do Selo Irreversivel da minha (nossa?) amiga do Irreversível, homónima tua ( e minha em segredo). Desculpa de ontem o ter mencionado, mas esqueci-me que o tinha agendado só para hoje.
    Vai buscálo e se tiveres tempo visita-a. Gosto muito do blog dela, faz-me pensar, em coisas diferentes do teu que amo, a sério.
    Como referi a joaninha adorará o teu lindo verde.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  6. DECLARAÇÃO/AVISO:
    Tenho APENAS este blogue e chamo-me mesmo Margarida Alegria, não é pseudónimo nem "nick" de outra pessoa, Margarida ou não, que gosta de brincar às máscaras e usa os outros seres humanos como distracções para a sua inércia e labilidade/instabilidade.
    Fui MESMO à manifestação pela Escola da Fontinha e outras acções e NÃO me limito a divulgar as mesmas (o que já não seria mau,claro), pelo que espero que não me confundam com mais ninguém.
    Não costumo andar a saltaricar de causa em causa, nem de amigos em amigos(embora goste fazer novos amigos), e quando me envolvo em algo costumo fazê-lo com empenho e cumprindo promessas e não como mera forma de preeencher algum tédio que sinta, nem para agradar a terceiros que estejam interessados nessas causas. Não sou oportunista nem inconstante.
    Quem assim faz pode até demonstrar alguma preocupação, mas a persistência e a lealdade a causas e pessoas deveria estar acima de tudo, senão tornamo-nos meros "cata-ventos" a querer protagonismo e/ou a imitar os demais. Pois pode uma causa ser louvável, mas se aderimos ela por interesses pessoais, qualquer "empenho" perde o brilho e o valor.
    Pois, finalmente, é bom termos causas e entusiasmos, mas, se não formos correctos,leais, nem bons para os outros, bem podemos andar no meio de "Gente Boa", que isso não transformará o nosso coração em "bom". Se for para andar a magoar essa "gente boa", mais vale ficarmos quietos em casa. Devia ser ao contrário : "gente boa" a contagiar a gente mais egoísta, porém esta consegue tantas vezes desanimar e espezinhar essa gente boa(iludindo-a com promessas incumpridas), só porque se cola a ela, com a manipulação da aparência e o vazio de que nunca prescinde,mas também a petulância o desprezo de que nunca abdica pelos (que são mesmo) bons(arrogângia gelada que acaba sempre a vir ao de cima, quando não há autenticidade)! :(
    Isso não passa de um certo tipo de "vampirismo" *... e por isso... não me confundam com "seres" desses!
    (O BEM VENCERÁ!- contra os monstros/imitações de gente que sugam os outros e se julgam habilidosos a conseguir sempre passar por cima, incólumes ao mal que fazem, que nunca sentem sequer remorsos pelo mal que fazem: mais tarde ou mais cedo cairão na cloaca de onde brotaram!)
    * Nota: aliás, não são os vampiros dos mitos seres frios de rosto branco e retocado, já não real, que detestam andar à luz do dia e evitam espelhos... porque não têm imagem nesses espelhos- espelhos que revelam a sua verdade... a de que no fundo "não EXISTEM" mesmo? Só não sei qual é o significado da fuga aos alhos, mas ainda investigarei... :))
    Não se aflijam os meus leitores habituais. Isto é apenas um desabafo, pois não quero que os meus textos ou a minha pessoa(identidade a serem mais uma vez manipulados por certos seres sem escrúpulos ou decência humana( e que ainda por cima têm a "latosa" de se fazerem de vítimas dos outros)!Sei do que falo.

    ResponderEliminar
  7. NOTA 2. MAS PIOR, BEM PIOR, é quem quer pôr a cabeça na areia e ainda por cima desdenha, sem conhecimento de causa:
    http://educar.wordpress.com/2012/04/28/escola-da-fontinha/#comment-696750

    ResponderEliminar
  8. Ok... admito. Fui um tanto áspera em demasia.E não era essa a intenção. Não que a isso não tenha direito, pois tenho! dada a forma ignóbil como vi o que escrevi a ser manuseado, bem como as ambiguidades criadas na "usurpação" da minha identidade por quem não se cansou de me espiar a toda a hora (embora eu tenha "feito de conta" que não topava...).
    A minha maior revolta era essa, da manipulação desleal do meu nome e obra para agradar a terceiros.
    Por outro lado, revoltava-me ver pessoas extremamente generosas e bondosas em perigo de virem a ser(de novo!!!)profundamente magoadas por quem faz do magoar um entretenimento gratuito e injusto. Nem falo de mim. Por mim, se constato que há pessoas que teimam e querem viver de forma inútil e na parvoíce completa, pouco mais posso fazer, se as pessoas se julgam "livres" para tal. Já ultrapassei... embora lamente quem dedica a vida a isso, a esse não~ser.
    Porém, se estiver ao meu alcance, por mais pequeno que seja esse alcance, tudo farei para impedir esses "seres" de aspecto vagamente humano de virem a (RE)magoar pessoas de bem que foram assim "torturadas" já durante anos de dedicação! Não merecem, assim como eu nada disso mereci.
    Se quem age com essa maldade se justifica com alguma "loucura" e "fuga à normalidade", então que se preocure tratar, há remédios e processos para isso, para que possa viver no meio de pessoas inocentes. Se não o quiser fazer, então que se retraia ao seu reduto para que não possa magoar mais ninguém (normalmente os mais próximos, numa total ausência de racionalidade ou sensibilidade!), o que em si claro que é uma estranha variante de uma enorme ausência de inteligência, para além de insensibilidade.
    Por mim, já perdoei , há muito, embora não pareça, mas perdoar NÃO é esquecer nem permitir que continue a injustiça ou fechar os olhos e a atenção à Injustiça e malvadez. pelo contrário: aprendi a redobrar a atenção, no instinto protector dos outros que acho serem pessoas decentes!
    A tal falta de inteligência parece-me, como disse, imensa, pois
    se deixa dominar por orgulho tolo que não leva a nenhum lado, quando bastaria uma atitude simples de PEDIR DESCULPAS, de coração nas mãos. Tão simples como isso. Só não é simples para quem faz da petulância e do se achar muito esperto em "fazer gato sapato" dos outros. O Perdão, esse, como disse também, já foi dado, mas há uma triste confusão em certas cabeças que julgam que não têm por isso de cumprir a SUA PARTE, sendo humildes por uma vez na vida e optando por essa via para serem mais felizes!
    Mas não adianta: há cabeças tão duras, que só lhes falta crescer orelhas asininas...
    Como gostaria que crescessem, de uma vez por todas! (essas pessoas, não as orelhas!)

    ResponderEliminar
  9. Errata:
    "que fazem da petulância e (...)um modo de vida.
    Nota:
    E não. não costumo tender para julgar ninguém (só analiso atitudes que testemunho, só julgo erros políticos e sociais que vejo), respeito todos os modos de vida e muitos modos de pensar. Só não tolero... a MALDADE pura, que me arrepia e acho que deve ser combatida com todas as forças...

    ResponderEliminar
  10. Bem, querem saber mais um bocadinho?
    Com certeza. un dia o direi, de A a Z.
    levantando o véu, trata-se de uma doente que nada quer fazer na vida.nem se tratar (a não ser magoar os outros como já expliquei). De uma atenas qualquer da Lusitânia.
    Uma pena. Mas como continua sem querer compor o que fez e se cola a uma mentira que engendrou, que faça bom proveito.
    Um naufrágio triste.

    ResponderEliminar