segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro- sugestões

Mais um dia, mais uma efeméride... chego a pensar quantos dias nos terão deixados livres de comemorações.
Hoje é o Dia Mundial do Livro (e também dos Direitos de Autor). Não concordo que juntassem as duas causas numa só, pois a segunda pode tirar o protagonismo devido à primeira, mas é para o que estamos... A causa do dinheirinho a colar-se a tudo (embora concorde que é fundamental respeitarmos os Direitos de Autor, mas, quando pessoas que se diziam amigas usam excertos ou textos nossos para impressionar terceiros e confundir autorias e manipulam o que é nosso... já nem digo nada!).
Sugestões portanto? Aqui vai:  tendo em conta a proximidade do Dia da Liberdade, em Português é sempre bom reler "Os Lusíadas", não tanto pelas suas passagens mais épicas e heróicas da gesta dos Descobrimentos ou das batalhas, mas os excertos que correspondem às reflexões do Poeta, normalmente no início e no final de cada Canto ("capítulo") . Aí  Luís Camões discorre pelo que na sua época empobrecia e degradava Portugal, com centro na Cobiça e na Inveja dos nacionais, na Arrogância dos poderosos sem brilho, por contraste com os luminosos heróis da nossa História. Continuam actualíssimas as suas palavras.
De livros de autores estrangeiros, podemos regressar a um fantástico escritor, Herman Hesse, e ao seu fundamental "Siddhartha", sobre a história do "fundador" do Budismo. É lindíssimo, não muito longo e lembrei-me dele pois anda aí mais uma nova edição deste clássico. E ajuda a meditarmos sobre a grandeza do Homem e da luta que ele tem de fazer no dia-a-dia pela Paz e pela contemplação do Mundo.
Respeito bastante o Budismo, bastante perto do Cristianismo, embora considere que a principal diferença é que se baseia apenas no aperfeiçoamento pessoal e secundariza muito a preocupação com o bem colectivo e social. Mas deveriamos aprender um pouco sobre todas os aspectos enriquecedores de cada religião, de mente aberta, quer sejamos religiosos ou não, crentes ou não. E a história do percurso peculiar do príncipe Siddhartha é acima de tudo uma belíssima descoberta  de um homem de si mesmo, além de ter uma leveza e inquestionável beleza de escrita.
Duas obras incomparáveis, intemporais, que nos relembram a sempre enorme grandeza do Homem num mundo que percorre e questiona.
Mas claro que todos os dias deveriam ser Dias Mundiais do Livro. Que mais se pode dizer? É um planeta insensato e gosta de meter tudo em prateleiras etiquetadas, neste caso, deixando ao LIVRO... meia "prateleira"...

Margarida Alegria (23-4-2012, in Blog "Alegrias e Alergias")
Nota: preparem-se para amanhã e no dia 25 saborearem mais uns cartoons! E então o do feriado julgo que será "de antologia", modéstia à parte...

1 comentário:

  1. EXTRA:
    O Movimento "Es.Col.A", da Escola da Fontinha, convida a população para um encontro de meditação,amanhã, dia 24 de Abril, frente à Câmara Municipal do Porto. Será um encontro de Silêncio, em nome da Paz. Pede-se que ninguém leve bebidas alcoólicas ou substâncias ilícitas.
    Convidam os habitantes de outras cidades a terem iniciativas semlhantes, frente às respectivas Câmaras Municipais. Portugueses em uníssono pelo projecto "Es.Col.A"!

    ResponderEliminar