domingo, 29 de abril de 2012

Dia Mundial da Dança: Campeões de Tango


(VII Festival  de  Tango do  Porto  2012-  Alexandra  Baldaque e Fernando Jorge)

Em breve homenagem ao Dia Mundial da Dança (mais um Dia Mundial...), imagens recentes (de Abril) da elegância dos Campeões Europeus de Tango-Salão de 2011, Alexandra Baldaque e Ferrnando Jorge, par há três anos com Escola própria, a "Lição de Tango".
Sou  um bocado "pé de chumbo", mas  logo hoje  esse pé está feito em pé dorido, de duas longas caminhadas que fiz nos últimos dias,  que me estragou planos, pelo que nem com muito esforço poderia dançar, para comemorar o Dia! Convido  quem passa por aqui  a fazê-lo por  si e por mim!
Dançam ao som do tema "Coisas Pequenas", dos Madredeus, no VII  Festival de Tango do Porto 2012.
Ou como  a (grande )inteligência cientifica não é , de forma alguma, incompatível nem  com o entusiasmo  desportivo, nem com  a sensiibilidade  da  Arte da Dança...
E não há  formas  artísticas "menores". Parabéns!
Bravo, Xan(inh)a!:)

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Alegrias e Tristezas na Escola da Fontinha... (25 de Abril, onde andas?)

(c) Margarida Alegria/2012 (25 Abril de 2012- Escola da Fontinha, Porto)
Nestes dois últimos dias tenho guardado um certo tipo de Luto. Qual  retocar cartoons, qual quê... não há "Clima"! Não sou capaz de tantas palavras como o habitual.E daí...
 Depois da mais fantástica comemoração que vivi e muitos vivemos, na Escola da Fontinha, no desfile de apoio de vários milhares (eram milhares, não tenho dúvida!) e na reocupação da Escola por muitas centenas, depois de um dia lindo e inesquecível, dizia, de novo a revolta interior perante a prepotência e o autoritarismo, esse sim selvagem, da Câmara.
A Comunidade "Es.cola" ficou no Espaço,-- que estava bastante destruído  pela polícia e CMP e a precisar de nova limpeza e recuperação,-- até às 22.30h, após de uma refeição colectiva improvisada.
Ver: Porto- ESCOLA DA FONTINHA REOCUPADA (TVI 24- Que dizem?! "Alguma tensão" entre manifestantes e a polícia? Onde? Os repórteres drogam-se?!Ó Judite, mas que mentira te contaram!!!)
Logo na madrugada seguinte, dia 26, os funcionários da Câmara Municipal do Porto voltaram à Escola e começaram a desmantelar tudo o que podiam: a desmontar canalizações e fios eléctricos, a retirar as loiças sanitárias, a retirar tudo o que era do Movimento "Es.Col.A",arrogantemente, como se de lixo se tratasse ( só deixaram as estantes repletas de livros oferecidos, da biblioteca criada pelo "Es.Col.A") destruiram o que restava dos computadores e mobiliário, emparedaram o primeiro andar, deixando as janelas abertas e  telhas partidas, na técnica habitual usada por proprietários de prédios devolutos a quem não autorizam a demolição de habitações. A chuva, o vento, os ratos e delinquentes que façam o resto. O que comprova que a Câmara não conseguiu  nem nunca quis arranjar um projecto alternativo para a Escola.
Como dizia um cartaz:"Há quem não faça nem deixe fazer!"
Conversei com moradoras do bairro, que explicaram que, há 6 anos, a escola fora fechada de forma simples e sem  qualquer protecção, como se no dia seguinte professores ou alunos fossem regressar. Os anos passaram , ninguém voltou e quem se dispusera a "visitar" a escola, tanto de noite como de dia, haviam sido os delinquentes para vandalizar ou roubar o recheio. Os habitantes denunciavam os roubos mas nada fora feito pelas autoridades. Era um lugar por onde as pessoas tinham medo de passar. 
Mas de há um ano para cá era um espaço de vida, de alegria, de aprendizagem e de cultura. Os meninos do bairro andavam mais calmos, mais felizes, a melhorar na Escola. Havia teatro e outros espectáculos abertos à cidade. Havia ateliers e apoio ao estudo e aos idosos. Refeições comunitárias aos fins de semana.
Fora um choque no dia 19, sendo revoltante a força desmedida e o modo como a CMP destruira os parcos haveres do Movimento, móveis e material doado. Fora um choque ouvir certas funcionárias da Câmara desdenhar o que fora do "Es.Col.A"( que agora é que o Espaço ficaria "limpinho" e lindo! ) ,Tudo preconceito quanto ao aspecto mais "alternativo" de alguns dois jovens, que, asseguravam os moradores, não "faziam mal a ninguém" e eram muito educados. O desprezado e esquecido Bairro ganhara uma nova vida , havia quem se preocupasse com ele, mas agora a Câmara só lá voltara para despejar!
Por isso, só temos de ser solidários com o "ES. Col.A" e os moradores  do Alto da Fontinha, depois de mais este bárbaro e COBARDE despejo pós-feriado 25A. No dia a polícia deixou passar e entrar. Mas a Câmara tinha de "mostrar quem manda" e que "não se pode abrir precedentes"... Há déspotas em todos os quadrantes. Foi mais um exemplo. No dia 25 a população  em massa, protegeu e acarinhou a Escola da Fontinha. Mas no dia seguinte  Rui Rio sabia que estaria à "sua mercê" arrogante, ditatorial. UM NOJO!
Por isso ,depois da festa , a fica a tristeza e o luto. (vejam AQUI O QUE DISSE O BLOG do Movimento, ontem- DESCUBRA AS DIFERENÇAS....ANTES EMPAREDADO QUE OCUPADO ... e ainda...DEVOLUTO DE PESSOAS E BENS...Movimento que, relembramos, tinha alguma esperança em poder continuar e estava ainda à espera do verdadeiro Contrato com a Câmara, que não fosse um "contrato" de despejo)
O que poderemos fazer? Boa pergunta...
Há alguns caminhos, não exclusivos entre si. Para já deixo mais  fotos e a sua "legendagem" dos momentos felizes:

(c) Margarida Alegria/2012 (25-4-2012- Porto)
16h, Praça General Humberto Delgado, frente à Câmara. A manifestação de apoio à Fontinha não colidiu com a mais "oficial" de trabalhadores, uns metros mais abaixo. Eram milhares, superando talvez expectativas.

(c) Margarida Alegria/2012 (25-4-2012, Es. Col.A, Porto)
17.30/17.45h- depois de animadíssimo desfile popular até ao Bairro, a entrada de todos os manifestantes que couberam na Escola: pátio, varandas, andares. Os painéis que entaipavam as janelas foram tirados, sob aplausos alegres de pessoas de todas as idades e condições. Alguns cidadãos haviam trazido os seus próprios megafones.

(c) Margarida Alegria/2012 (25-4-2012, Porto)
 16.30h- Praça-Antes de um momento musical,  com guitarra e percurssões, numa carrinha de caixa aberta,que antecedeu o desfile até à Fontinha, brilharam alguns cartazes muito imaginativos e sugestivos. Eram tantos, mas seleccionei este para mostrar aqui. Um belo Mote!

(c) Margarida Alegria/2012(25-4-2012, Porto)
Outros cartazes mais singelos, mas que dizem tudo*, curiosamente tendo como pano de fundo contrastante um  gigantesco cartaz promocional da Câmara (que, sintomaticamente não "diz NADA"!), no edifício "JN", na R. Gonçalo Cristóvão. Eram  um bando de selvagens, estes cidadãos, sr. Presidente da C.?!
*"Vou ocupar um Sonho"
"Também sou Escola"

(c) Margarida Alegria- 2012(25-4-2012,  Bairro da Fontinha, Porto)
17.30h- Chegada ao largo da Fontinha, no Bairro. A polícia não se via. Apenas umas carrinhas, desta vez, no topo de Santa Catarina, para que ... não nos enganássemos no caminho a virar para o Bairro? :))
Vejam como éramos muitos, aqui só uma ínfima parte a chegar, da multidão que desfilava por ruelas.
No dia seguinte criaram um perímetro ainda maior de polícia para que poucos entrassem no Bairro, nem mesmo jornalistas, "proibidos" de filmar ou fotografar o vandalismo da desmontagem de equipamentos no interior da Escola... :((
Já no dia 19, depois da violência policial, só haviam deixado entrar os moradores. Tratar pessoas pacíficas como se fossem de um ghetto, de alguma "favela" de narcotraficantes da América do Sul (perdoem-me a comparação as pessoas desses países...)


(c) Margarida Alegria-2012 (25-4-2012- Escola da Fontinha, Porto)
17.45h- Escola desentaipada... foi a festa!
Cantorias, palavras de ordem, muita e muita felicidade estampada nos rostos das crianças, dos  idosos e de outros moradores do bairro. A Escola e o bairro eram de novo seus! Bandeiras desfraldadas pelos jovens. Também havia Cravos! Era Abril! Uma bela comemoração do 25 de Abril, dia da Liberdade!
"A Escola é Nossa!
"Ninguém pode parar a iniciativa popular".
Um cartaz à janela dizia: "O medo morreu em 1974!".
 Verdade! E a última coisa que ali sentiamos era medo, pessoas quase desconhecidas entre si! Uma sensação de vitória e Libertação que sabiamos ser provisória, mas que na altura invadia todos!
NINGUÉM NOS ROUBARÁ  ESSA EMOÇÃO! 
NENHUM DITADOR DESPEITADO DESMANTELARÁ ESSE DIA!

(c) Margarida Alegria-2012 (25-4-2012- "Es.Col.A- Porto)
Muito festejo, muitos sorrisos, fotos, ares sonhadores...
A moradora que, depois de uma outra, de idade, ter entoado um sentido "Povo que lavas no Rio", mudou o registo da cantoria para um animado:"E Ó Rui Rio, vai Pró Car*lh*!!!!)
Pois, pelo que vimos no dia seguinte, esse mote é que estava certo...
Como estava certo um dos cartazes mais admirados e que vemos na foto que se segue:


(c) Margarida Alegria-2012 (25-4-2012- Porto, rumo à Fontinha)
diz o cartaz, com uma cara "famosa" estampada a vermelho:
"ESTE HOMEM NÃO É DO NORTE, CARAGO"!

Ah pois não! Não pode ser do Norte! Só se for na teimosia. Mas teimosia sem sentido de Justiça e sem lisura ou coragem frente-a-frente... não é Teimosia. É pura Casmurrice!
(acabei por me alongar...já sabia...mas aliviei um pouco o que sentia. Foi... catártico...).
Margarida Alegria (27-4-2012, in blog "Alegrias e Alergias")
ADENDA:
No dia 25, Coimbra e Lisboa estiveram solidários (Coimbra ocupando um terreno abandonado e fazendo uma horta comunitária, Lisboetas ocupando uma casa devoluta). Agora há associações no Porto a serem contactadas pela CMP para irem ocupar salas numa suposta "Loja Social", pelo que se julga que será esse o "plano" da Câmara para a Escola da Fontinha, para manter a teimosia e estragar o projecto (ler notícias).
AQUI O QUE DIZEM A NOTÍCIA sobre o que o se pensa fazer:
A notícia do Público de hoje( versão para assinantes): Loja social é hipótese...
Nova invasão da Câmara (notícia TVI -iol): CÂMARA RETIRA MATERIAIS.... (reparem como a repórter mal se pode mexer da imagem fixa!)


O que teremos por enquanto:

- Domingo dia 29, às 18h no largo da Fontinha, projecção do Documentário "Linha Vermelha", com presença do realizador. Levar lanche para refeição partilhada.(VER NO BLOG do ES.Col.A)
- Terça-feira, 18.30h,em princípio, novo momento de Meditação pela Mudança, frente à Câmara Municipal. Aliás, relembro: poderá ser e frente a todas as CM das várias cidades, em solidariedade. Organizem-se, cidadãos pacíficos! (lembrem-se, como disse no post anterior: estes poderzitos querem que os cidadãos continuem apáticos e receiam que eles tomem iniciativa, sobretudo a que é  pacífica e inesperada, já que para as outras se armaram" até aos dentes"...podres e cariados....)
-Quem não quiser que ao menos passe a palavra, divulgue o que se passou...



 



quarta-feira, 25 de abril de 2012

Escola da Fontinha: Uma nova Forma de Comemorar Abril


fotos (c)Margarida Alegria 2012 (Porto, 24-4-2012)
Encontro de MEDITAÇÃO PELA MUDANÇA, promovido pelo Mov. "Es.Col.A", no Porto, ontem, às 18.30h, frente à Câmara Municipal.
Para uma mudança real de mentalidades. Pela verdadeira Liberdade, a Democracia,a verdadeira Paz e  a Tolerância. Acreditando que serão mais e mais, semana após semana.
Foi Singelo, foi bonito, foi harmonioso e com verdadeira contemplação, com Silêncio ao fim da tarde, enquanto carrinhas recheadas de polícias no "quentinho" aguardavam, talvez também em "meditação" para um tipo de manifestação com o qual não contavam. Dois ou três jornalistas, também baralhados quanto ao que haviam de dizer, perante algo que foge às frases feitas dos tablóides (violência? Selvagens? "Anarquistas"? Tolerância zero? Onde estavam?!).
Foi uma pequena e saborosa conquista de quem é da Paz. Esperando que corações de pedra, acoitados no edifício da Câmara, acabem por abrir os olhos à razoabilidade, deixando prosseguir o Projecto da Escola da Fontinha. "Envolva-se!", não é o que diz uma campanha das autorizadas que anda aí?
Muito mais tenho a dizer, mas fica para um momento de maior tranquilidade e mais tempo. Prometo relatar com detalhe o que senti, vivi e pensei!
Por ora o convite está aberto a todos os cidadãos que apoiam este projecto, para que se juntem frente às respectivas Câmaras municipais, numa hora de Meditação e Silêncio, todas as terças-feiras. "Agua mole em pedra dura...".
foto (c) Margarida Alegria/2012 (Porto, 24-4-2012, Meditação pela Mudança- "Es. Col.A")
UM segundo CONVITE, daí a urgência deste post: HOJE, DIA DA LIBERDADE, pelas 15horas, os amigos do Movimento reunem-se na Praça da Batalha. Festejarão o 25 de Abril, com um percurso pela cidade até à Escola que os une. (LEIAM AQUI O CONVITE).
Não há melhor maneira que celebrar a Liberdade, no Norte!
A não ser que prefiram a rotina  das farturas, das cantorias na Praça (ontem já a ensaiar...) e  dos discursos de circunstância, como tantos hoje na A. R.! 
Iniciativas destas é que tornam "Portugal credível", a "mobilização dos cidadãos" frutuosa, (como apregoou Cavaco..., pensando apenas na imagem para os mercados e para a "estranja" merkeliana...) Isto é que é a verdadeira COESÃO SOCIAL!
VIVA O 25 de Abril! Bom Feriado a todos!
Margarida Alegria (in blog "Alegrias e Alergias", 25-4-2012)

CARTOON: a chuva. São Pedro. A Crise. Abril...

(C) Margarida Alegria (in blog "Alegrias e Alergias", 24-Abril-2012)
Apesar de todas as tristezas nacionais, a vida continua. Aqui está o primeiro dos três Cartoons prometidos para hoje. Os outros saem mais à tardinha/noite.
Não preciso de complementar muito. É uma "homenagem" às políticas erráticas, entre a omissão e a crueldade, da  jovem ministra "São" Cristas, nos vários ministérios que dirige. É puro Humor negro, concordo, mas dificilmente surge outro perante um país que definha às mãos  de irresponsáveis e ressabiados de instintos de delegados de comissão liquidatária...
Aqui outro São (e outro Pedro), São Pedro, dá-lhe o troco.  A ministra dizia que bastava esperar que chovesse, que tinha Fé e deixou correr o clima de Seca no país, ignorando a aflição dos agricultores.
A Chuva lá chegou e está a dar algumas cartas em Abril ("Águas mil"), mas ainda não chega. Sabemos agora que vamos ter de importar 75% da nossa energia, por falta de água nas barragens. Os citrinos já "foram à vida", o vinho não augura bom ano, vamos ver no que dá o resto...
Claro que a ministra não comanda o Clima, teve azar, podemos dizer. Mas poderia escutar os cidadãos, ter desencadeado bem mais cedo os pedidos de auxílio aos fundos da UE a que teriamos direito, como fizeram logo outros países que até tiveram maior pluviosidade. Azar continuam a ter os portugueses, afinal. A governante quis talvez rivalizar com a má memória do seu predeces´sor na Ahricultura, Jaime Silva, que deixava escapar todas as ajudas e seus prazos, em total autismo.
Quanto a PPCoelho, está aqui a dar uma ajuda, pois nunca teve uma palavra sobre o assunto, dando carta branca à sua super-ministra nesta matéria, tal como se calou na nova lei de despejos, digo, das rendas, que ela remodelou... vindo depois apregoar  (ontem?) num dos seus momentos de parlapié  constante em que se está a especializar, que o que é imprtante é "manter  "COESÃO SOCIAL"! WHAT? É o mesmo PPC que nos mandava emigrar, empobrecer, pegar em enxadas, que nos chamou de piegas, que tem feito o que é possível e impossível para que sejam apenas os pobres e remediados a pagar a crise?
Bem, ao menos neste cartoon está caladito  e quieto!
Nem "São Pedro" , um santo e dono das chaves do Céu, entende as incongruências do nosso PM e seus ministros.
Hoje, 25 de Abril, nos 30 anos da Revolução dos Cravos, temos estes figurões a dar cabo do país, depois de tantos outros que os antecederam. Pelo país não querem fazer nada, que não seja agradar aos Mercados adorados e fazer a figura de "bom aluno" lá fora (mas não é bom aluno, eu acho que só fazem figura de aluno "graxista"). O próprio discurso de Cavaco Silva girou todo em torno do que nós temos como imagem "Lá Fora", internacional...
Portanto até podem ter uma espécie de "Fé". Mas de certeza que não é nem fé  no País, nem nos portugueses, nem na democracia, nem sequer na Liberdade. E certamente não em Deus,que, para  quem acredita mesmo, nos deu uma Terra bela e fértil para a cuidarmos bem , sermos felizes, andarmos à Luz e fazermos o Bem. Não para empobrecermos e andarmos subservientes a... "Mercados" sôfregos regidos por cocainómanos e um mundo desgovernado por gente sinistra.
_____________________________________________________________________
Hoje há um encontro do Movimento "Es.Col.A, na praça da Batalha, no Porto, com percuso citadino até à Fontinha. Haverá melhor maneira de festejar o 25 de Abril?
A Esperança na decência e na Liberdade tem de continuar...
Margarida Alegria (25-4-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

terça-feira, 24 de abril de 2012

Miguel Portas (1958-2012)


(publicado por  EsquerdaNet: Fotos de Paulete Matos; Música  de  José Afonso "Traz outro Amigo  também",interpretado por Mário Laginha e Bernardo Sassetti)
De regresso a  casa, ia  agora  publicar  os dois  Cartoons prometidos,quando deparei com a notícia    triste  do  falecimento de Miguel Portas, 53 anos, emn Antuérpia, acabado vítima  do seu cancro  no pulmão...
Não é portanto o clima   para  postar nem  ler cartoons  , mesmo que sejam  de Humor um tanto  negro, como  era o  caso....
Amanhã   publicá-los-ei juntamente  com  um outro "Super-Mega-Hiper",sobre os 38 anos do 25 de Abril.  Digo super, pois  julgo estar  bem conseguido, tem sido pensado há muitos meses, mesmo no tempo do Sócrates, os dias que  correm completaram o tratar das ideias e estou a acabar de o apurar ,  para  sair na data  em que faz mais  sentido. Seria  um cartoon que Miguel Portas certamente  apreciaria, caso o visse.     Parecia-me  uma    pessoa  simpática e bem  humorada, para lá da evidente inteligência que tinha. 
De certeza  que era um homem recto, que tinha dedicação  às suas causas e desejava um mundo  melhor.
Era um dos  melhores    Deputados Europeus e  vai fazer falta a  este País e à Europa.
Parte cedo demais. Condolências à sua família, aos seus amigos e colegas.
Não  hoje  está longe  de  ser dia  para Humor.(e até acabei  a zangar-me com uma tolice de uma gata!) :((
E  até  estava  a ser  um dia positivo.Depois dou novas  também  do Encontro de Meditação  pela  Mudança de hoje.
Margarida  Alegria (24-4-2012,in   blog  "Alegrias  Alergias")

22 de Março: "Potencial Violência"- Parte 3


("2012-03- Greve Geral- Compilação   dos  confontos  com  a polícia no Porto " )
O TERCEIRO  de três Posts  "reciclados" dedicados ao tema.
Local: Porto.
O enredo  é breve: um manifestante ia preso, injustamente aos olhos do povo. Pessoas atravessam-se em frente à carrinha da Psp. Um outro ia preso, também sem   se saber porquê,talvez por  tentar passa sem violência  o cordão  policial, mas sem pedirem a identificação. Os populares ,sem guizos ou pandeiretas mas olhos nos olhos à moda tripeira, que não são de tocar e fugir (como os que lançam  petardos ou ovos nas manifs) mas que detestam  injustiças, e imploram  pela libertação com pena do "rapaz" e  encurralam os  atarantados polícias, tentando que eles justifiquem a  detenção. Os policias acabam  por largar o  homem, sem qualquer acusação....
Já não me lembro se esta compilação    mostra  as imagens  de um Infltrado/bufo, de  casaco e cabedal  castanho, alto e moreno,um ar de malandrão"chulo" e "azeiteiro", que aparece num videos sobre o caso e que passa  a  rasar pelos policias  e lhes sussurra, talvez  a sugerir que larguem o manifestante...

22 de Março: "Potencial Violência" -Parte 2



("Repressão policial  à manifestação de 22/3/2012 no Chiado,em Lisboa")

O segundo do lote de três Posts  que estavam guardados, sobre  a violência policial do dia  da  passada  Greve Geral. (VER AQUI  PRIMEIRO E PRINCIPAL).
Um video de autor(a?) não identifcado/a, mera espectadora espantada do sucedido. Escutem  os comentários estupefactos com sotaque!  Também testemuham a iniciativa de ataque inusitado pela polícia, numa  carga de violência desproporcionada.  O famoso arremessar de chávenas  e pires   e acavalitar de mesas foi uma reacção de auto-defesa dos manifestantes que fugiam aos  bastões  dos agentes agressores e não  o contrário. Podemos ver a ordem  de  ataque  , quando  a manif. já seguia  adiante.
Este video dá boa  resposta a um outro, devidamente  editado, retocado, maquilhado  e  manipulado pelo semanário  "Expresso", que mais tarde parece  que admitiu  a   subjectividade  abusiva   e que  acsava  atée a  foógrafa agredida de ser agressora  e vândala!.
Isto serve também para acautelar os  manifestantes  mais  ingénuos,  que cedem  a provocações profissionais"   e  que aceitam que lhes  seja fornecido um percurso assim estreito, onde podem ser encurralados facilmente e transformados  em  exemplo de  sucesso repressivo e bodes expiatórios que desvirtuam  o impacto de greves nacionais.
Já fora no Chiado    que, há uns quatro anos,  a polícia  encurralara  e espancara  barbaramente um grupo de jovens libertários que por ali andavam, alegando um imaginário sujar  de  vitrines, o que muitos cidadãos espantados testemunharam não  ter  sido acção dito grupo...
É o pavor à palavra  "libertário" ou "Anarquista", em total  ignorância  histórica  do  que   há de paciífico e pacifista em tais movimentos, esqecendo qe qase todos os partidos políticos nasceram do Anarquismo....
Depois as autoridades dize que tinham relatórios que alertavam para "riscos de potencial violência"!!! Tanto observatório e relatório a parir "ratos", só para amedrontar a população de sairem à rua em protesto!
Há que aprender com os portuenses, que no mesmo dia da greve trataram ELES de encurralar um grupo de polícias, perante a injustiça que viam. Ora vejam o POST /video seguinte!
("Alergia", in blog "Alegrias e Alergias", 24-4-2012)

22 de Março: "Potencial Violência" Parte 1





("2012-03-22 Greve Geral-Compilação dos confrontos")

MAIS UM POST DO BAÚ de rascunhos,agora retocado. Lembrando o  que aconteceu HÁ UM MÊS e dois dias, durante uma manifestação, em Lisboa, zona do Chiado, quando decorria a Greve geral de 22 de Março/2012. Uns dias depois,José Vítor Malheiros assinava no  Público mais uma excelente crónica  sobre a  violenta  atitude da Polícia,cujas  tristes imagens  corrreram  Mundo, sobretudo  devido  à agressão  de que foram alvo  dois  foto-jornalistas.  Deixo    aqui  a crónica    e  compilação das várias reportagens de TV  sobre  a  descarga polical, a  meu ver muito desproporcionada e injustificável.  Há muito mais  suavidade  perante  o vandalismo  armado  até aos dentes das  claques dee  futebol. As   autoridades  policiais não vão para as manifestações para se defenderem a si próprias nem para despoletarem confrontos. Vão para garantir que não há perturbação anormal da paz e para proteger até os maifestantes que o fazem pacificamente. Não devem  reagir a quente a quem lhes lança um insulto ou palavras de ordem. Naquela altura devem entender que há sempre pessoas mais incorrectas e qu nao são lá propiamente para  defdrem  a honra da suas  ~mãezinhas. Para isso não  saiam dos quartéis. São cidadãos como os outros mas naquela altura vestem um farda para protegerem   os Portugueses   e  não as  suas emoções particulares. Só deveriam estar nestas missões agentes devidamente treinados  na não-violência, não para descarregarem   nos cidadãos  as  suas  frustrações e ....  a "adrenalina" (como alegou o Ministro  que os tutela!). 
Compare-se  com  a atitude  mais  resiliente da   Polícia britânica, perante a  violência bem mais desmedida  de manifestantes no R. Unido. Num país, como Portugal, onde não se vê quase um polícia para proteger o cidadão nas ruas, no dia-a-dia, eis que surgem como cogumelos, centenas de polícias -de-choque totalmente equipados!
Também, tendo um Inspector  Nacional do calibre do Comandante  Magina da Silva importado directamente da chefia dos operacionais GOES, que tem discursos incendiários  COMO  ESTE, (no passado dia 13, em entrevista à Antena 1) sobre os movimentos que gostaria de proibir de se manifestarem no Dia da Liberdade , amanhã  25 deAbril, está  tudo dito (não se assustem com o ar do homem (AQUI o video de Janeiro, quando foi promovido e saiu dos Goes)--é mesmo de mauzão...!) ! Claro que é triste que o DN tenha feito manchete com esssa palavras ao titular, no jornal de ontem, que a "PSP prepara tolerância zero nas "manifs" do 25 de Abril", assim colaborando tristemente para a imposição do medo e que mais gente fique em casa, a ver telenovelas.....
Foi aberto um inquérito sobre os lamentáveis incidentes do dia 22 de Março, parece que o agente que vemos a agredir desalmadamete a fotógrafa vai ser alvo de processo disciplinar e de possível castigo, mas o Ministro Miguel Macedo continuou a dizer que as medidas foram as adequadas. E sem dúvida que o castigo devia ser extensivo aos rssponsáveis, de chefias policiais e políticas, que comandaram e ordenaram as atitudes a ter nas operações.
Vamos a ver se, nas manifestações de amanhã, muda a  atitude  de paranóia securitária, contra inimigos /terroristas imaginários vislumbrados em jovens ingénuos de "rastas" no cabelo e a tocar chocalhos,  quando afinal o verdadeiro Terrorismo, o de Estado e os verdadeiros inimigos de Portugal e da nossa independência e Liberdade estão lá mais acima, acoitados em discursos zombies e de circunstância nas cerimónias oficiais das Comemorações da Revolução dos Cravos...
E depois dos tristes comentários de PPC pela decisão de Vasco Lourenço e da Ass. 25 de Abril em não participarem nas Comemorações oficiais ( dizendo que esse capitão de Abril e outros têm "sede de protagonismo"!!!) não se agoira nada de muito bom...
"Alergia" (24-4-2012, in blog "Alegrias e Alergias").
Seguem-se mais dois posts ilustrativos desse dia 22 de Março (Parte 2 e 3), que também estavam guardados em rascunho.
 ATENÇÃO: Hoje, às 18.30, no Porto, (e nas cidades que resolverem ser solidárias com essa causa), frente à Câmara Municipal, decorerá um momento de Meditação pela Paz e pela MUDANÇA, solidária com o movimento "Es.Col.A". Será uma manifestação centrada no silêncio e na meditação de quem vier por bem e se lhe quiser juntar!






segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia Mundial do Livro- sugestões

Mais um dia, mais uma efeméride... chego a pensar quantos dias nos terão deixados livres de comemorações.
Hoje é o Dia Mundial do Livro (e também dos Direitos de Autor). Não concordo que juntassem as duas causas numa só, pois a segunda pode tirar o protagonismo devido à primeira, mas é para o que estamos... A causa do dinheirinho a colar-se a tudo (embora concorde que é fundamental respeitarmos os Direitos de Autor, mas, quando pessoas que se diziam amigas usam excertos ou textos nossos para impressionar terceiros e confundir autorias e manipulam o que é nosso... já nem digo nada!).
Sugestões portanto? Aqui vai:  tendo em conta a proximidade do Dia da Liberdade, em Português é sempre bom reler "Os Lusíadas", não tanto pelas suas passagens mais épicas e heróicas da gesta dos Descobrimentos ou das batalhas, mas os excertos que correspondem às reflexões do Poeta, normalmente no início e no final de cada Canto ("capítulo") . Aí  Luís Camões discorre pelo que na sua época empobrecia e degradava Portugal, com centro na Cobiça e na Inveja dos nacionais, na Arrogância dos poderosos sem brilho, por contraste com os luminosos heróis da nossa História. Continuam actualíssimas as suas palavras.
De livros de autores estrangeiros, podemos regressar a um fantástico escritor, Herman Hesse, e ao seu fundamental "Siddhartha", sobre a história do "fundador" do Budismo. É lindíssimo, não muito longo e lembrei-me dele pois anda aí mais uma nova edição deste clássico. E ajuda a meditarmos sobre a grandeza do Homem e da luta que ele tem de fazer no dia-a-dia pela Paz e pela contemplação do Mundo.
Respeito bastante o Budismo, bastante perto do Cristianismo, embora considere que a principal diferença é que se baseia apenas no aperfeiçoamento pessoal e secundariza muito a preocupação com o bem colectivo e social. Mas deveriamos aprender um pouco sobre todas os aspectos enriquecedores de cada religião, de mente aberta, quer sejamos religiosos ou não, crentes ou não. E a história do percurso peculiar do príncipe Siddhartha é acima de tudo uma belíssima descoberta  de um homem de si mesmo, além de ter uma leveza e inquestionável beleza de escrita.
Duas obras incomparáveis, intemporais, que nos relembram a sempre enorme grandeza do Homem num mundo que percorre e questiona.
Mas claro que todos os dias deveriam ser Dias Mundiais do Livro. Que mais se pode dizer? É um planeta insensato e gosta de meter tudo em prateleiras etiquetadas, neste caso, deixando ao LIVRO... meia "prateleira"...

Margarida Alegria (23-4-2012, in Blog "Alegrias e Alergias")
Nota: preparem-se para amanhã e no dia 25 saborearem mais uns cartoons! E então o do feriado julgo que será "de antologia", modéstia à parte...

domingo, 22 de abril de 2012

O cromossoma da Poesia na Floresta da Vida?

(Sigur Ros, "Svefn-g-englar")
HOJE É  DIA DA TERRA (22-4-2012). Vão estranhar este post. Na verdade, àparte esta introdução, ele foi escrito há precisamente UM MÊS...e  UM DIA. Por razões diversas, o blog tem rascunhos vários por publlcar, ou porque  faltava completar o texto, ou porque  algo   ficou por formatar, ou até por distracção...
Por isso  aqui começa  a  reciclagem devida.  Mas vai  a tempo, tendo em conta  mais  uma comemoração  dedicada  à  bela Terra que  habitamos.  Hoje mesmo soubemos,com amargura,  que os Bancos  Alimentares contra a Fome  estão  a entrar em ruptura, em Portugal, isto num Planeta fértil  e de abundância!  Há   "algo de podre no Reino da  Dinamarca", diria Hamlet.
Por isso  temos urgência em descobrir   alternativas   harmoniosas ao  caminho  de Miséria e de  Silêncio que   seres  loucos e gananciosos querem  traçar para  99%  da Humanidade.  O  post  de Primavera que aqui publico tenta  dar   o  seu  contributo  para  a noção de  que  TER o  Mundo  já teria o  que bastasse, não  fosse a Cupidez (e a Estupidez...). Só falta  aprender a SER e a PARTILHAR. Ou, como diz a canção de Burt Bacharach "What the World needs now is Love, sweet Love..."
E afinal  é justo este atraso : só há poucos dias começou mesmo a Primavera, depois de longa e anormal seca, tivemos a chuva de Inverno atrasada e de facto sentimo-nos em Primavera, com o famoso "Abril águas mil"!
(ah... e escrever esta introdução, com o novo editor do Blogger , que parece inimigo dos videos, foi mais penoso e demorado do que fora escrever  todo o post, quando teclar as palavras não se procedia ao ritmo alentejano de uma lesma picada pela mosca de tsé-tsé, por sua vez sedada com um frasco inteiro de de calmantes ainda mais fortes do que o Vítor Gaspar parece tomar antes de fazer cada discurso na A.R....)
_______________________<3<3<3<3<3<3<3<3_______________________________

Como juntar três DIAS Mundiais num só?

Tendo a Primavera começado ontem, por questões de acerto do ano bissexto, por tradição é o dia 21 de Março a marcar essa estação, com os festejos do dia da Árvore/da Floresta. Por outro lado, hoje é também o dia Mundial da Poesia. E, para completar o belo ramo, é também o dia Mundial da Trissomia 21, normalmente designado por Sindroma de Down.
Como se conjugam estas efemérides diversas?
Ora... quem tenha tido o privilégio de conviver com alguma criança ou jovem com Trissomia 21, facilmente o associa à Poesia. E , se pensar com qual das Estações do Ano poderia(m) ser associado(s), conclui que seria indubitavelmente a Primavera, algo de fresco, inocente e alegre, sempre pronto para a novidade do Mundo. E se pensam que os portadores de Síndrome de Down são por acaso uma espécie de Ramos defeituosos de uma Árvore , na Floresta que é esta vida, pois estão redondamente enganados.
Estes ramos, estas crianças, são sim dos que mais se abrem ao Sol e à beleza de cada dia. Só quem não os conhece pode pensar o contrário. O seu cromossoma extra, não é uma excrecência, mas um bónus que não sabemos ainda interpretar devidamente. Não temos capacidade... E porquê?
Julgo que já aqui disse que acredito que todos temos o nosso lugar no mundo. Todos temos defeitos, mas também qualidades. Pois as crianças com Trissomia 21, tendo falhas intelectuais e dificuldades de aprendizagem, têm muito do que falta a tantas e tantas crianças ditas "normais". Uma mãe de um rapaz com T 21, o mais velho de vários filhos, confessava um dia que ele era o único de todos que rapidamente percebia quando ela, mãe, estava triste, mesmo que ela o procurasse ocultar. Logo se dispunha a animá-la. Ou seja, o coração maior que o habitual, característica física da maioria de pessoas com esse síndrome e que contribui  quase sempre para a sua morte precoce(com vinte, trinta, quarenta anos), esse coração FÍSICO corresponde, a meu ver, a um também MAIOR CORAÇÃO ESPIRITUAL, a uma maior empatia, quase silenciosa, a uma muito maior capacidade de amar livre e incondicionalmente. Essas crianças e jovens têm uma sensibilidade extraordinária para viverem cada momento, daí serem sempre tão alegres, imensamente generosos e, no fundo, valorizarem o que mais importante deveria ser na vida.
Por isso me revoltam os novos discursos sobre o aborto pré e pós-parto de casos como este, quando sei que , para além de serem crianças que merecem tão ou mais amor que outras que vêm ao mundo, são também crianças que sabem dar tanto ou mais Amor que as outras. Sem truques, sem calculismos. Podem ter birras como as outras, mas não daquelas de medir o pulso aos pais. Não conhecemos afinal tanta "boa" gente que nasceu física e mentalmente "PERFEITA" e que depois se vem a revelar "deficiente" em  capacidade de Amar, em egoísmo, com atitudes de uma total ausência de Empatia e capacidade de ver os outros como seres iguais? Vejam, só por mero exemplo, o caso do monstruoso assassino em série Norueguês, Andreas Breivik, nascido num dos países que mais acarinham a educação para a Paz. Vejam todas essas crianças tão perfetinhas e acarinhadas pela família que se tornaram "pessoas" insuportáveis e  até malignas porque não vêem além do seu umbigo! Tantos pais que com esforço e sacrifício criaram os filhos, bem alimentados física e culturalmente, que agora não têm uma palavra deles, tantas mães-coragem que correram até perigo de vida e que com resiliência passaram a sua gravidez de risco a aguardar o bebé, que conseguiu nascer perfeito, mas que mais tarde veio a andar em constante conflito com a família, os pais, o mundo inteiro... QUE RAIO DE  "PERFEIÇÃO" é ESSA? A criança com Síndrome de Down é que é a "Imperfeita"?
Tenho algum à vontade para falar disto. Há uns anos largos (e hoje ainda me pergunto como tive tanta genica então!), convivi com muutas crianças com este e outros problemas (autistas, por exemplo..) naquilo que hoje se chamaria voluntariado mas que então não era promovido das televisões. Uma vez por mês, participava na animação cultural dos convívios de uma das associações de apoio às famílias com filhos "especiais". Aos sábados acabava as aulas ao fim da manhã, apanhava o comboio, almoçava algo a correr e às 3.30 da tarde lá estava a fazer teatro de fantoches, a ajudar em actividades diversas (cantar, pintar, fazer jogos...). Era muito bom, mas nem sempre consegui continuar nesse ritmo, infelizmente. Mas nunca mais esquecerei. Sei que alguns ainda estão vivos e bem, de outros perdi o rasto. Admirei como nunca aqueles pais e senti o que eles sentiam, vendo como aquelas crianças e jovens eram realmente uns corações de amor e de alegria especiais. Há muitas e muitas situações que não esquecerei: o silêncio atento e para mim estranho de quando assistiam às fantochadas (com formas de viver e reagir diferentes, sem dúvida!), a forma como nos abraçavam e reconheciam, a L. a estender uma bolacha ao fantoche, o T., imaginativo, a fazer de maestro elegante perante o ecrã em branco para a projecção de um diaporama, o entusiasmo do V., a inteligência do pequeno M., o abraço terno, silencioso e de agradecimento, por detrás do biombo dos fantoches, do pequeno  J., autista geralmente  ansioso imparável, a demonstrar como podia que estava a gostar do teatro. ... Não, jamais esquecerei, pois são as memórias boas que merecem ser recordadas. dessas crianças nunca tive um desgosto, um gesto de impaciência, uma palavra cruel...
ANORMAIS, chamam-lhes? ATRASADOS? Pois...Estão mais avançados do que tantos de nós estamos, mas não sabemos conviver com essa diferença...Daqui mando um abraço a todos eles, estejam onde estiverem e espero que estejam felizes, apesar de todas as falsas Inclusões de que possam ter sido vítimas com as medidas do Mda Educação dos últimos anos...
Pra eles e todos os leitores, vai portanto o   belo video (de novo os Sigur Ros!) que revela como estas pessoas são lindas e puras e ainda o Poema de Árvore e Primavera, do contista e romancista moçambicano Mia Couto. Entrelaçando todas estas datas, pois o cromossoma 21 é quem sabe o cromossoma da renovação Humana que esperamos, um cromossoma misterioso cheio de Poesia, uma clareira luminosa na Floresta escura da Vida.
Boa Primavera!
"Alergia",( in blog"Alegrias e Alergias" 21 de Março de 2012)

ÁRVORE
cego
de ser raiz

imóvel
de me ascender caule

múltiplo
de ser folha

aprendo
a ser árvore
enquanto
iludo a morte
na folha tombada do tempo

 MIA COUTO (Março/1985)




sábado, 21 de abril de 2012

Es. Col.A: reportagem do ignóbil Despejo no Porto


("Despejo no Porto acabou em violência"- reportagem RTP, 19-4-2012)
AQUI  ESTÁ A REPORTAGEM  que prometi nos dois posts anteriores (VER AQUI).
Deviamos completar o seu tíitulo com a  indicação qu a VIOLÊNCIA mencionada foi por  parte  das autoridades: a PSP, a Polícia Municipal , a Câmara  através de alguns dos seus funcionários, Rui Rio  e a ordem que deu cobardemente e  uns bombeiros  sapadores  para lá levados na igorância.VEJAM E CONSTATEM!
Foram uns 100  polícias armados até aos dentes  umas  20  carrinhas celulares!
E  vejam  o que os  funcionários fazem  com o recheio(brinquedos, mobília,  trabalhos das crianças...!!!!
Direi mais  em comentário pois este novo editor do Blogger  está um suplício!!!!!! POR  QUE  É QUE SÓ  nos pioram a vida ?????? :(((((

"O Porto chora" com o despejo da Fontinha! :(


"(O "Porto chora " com o despejo daFontinha afirma  "Es.Col.A."

Ontem  a Net esteve adversa, mas hoje já consigo publicar as reportagens sobre o triste caso do despejo da escola da Fontinha, no Porto e que relatei neste POST AQUI.
REPITO: A ATITUDE da CÂMARA  e DE RUI RIO foi VERGONHOSA!!!
A jovem que aqui depõe tem razão  ao chamar PILHAGEM ao que aconteceu!
Eu diria  mais : foi  pilhagem e  VANDALISMO!
Vejam  a reportagem da RTP  que publico  a seguir. As imagens falam por si!

quinta-feira, 19 de abril de 2012

ESCOLA DA FONTINHA: para quê MATAR ESTA IDEIA?

( Segundo despejo da Escola da Fontinha,no Porto, hoje 19/4/2012, num triste "estilo" a que a PSP parece querer vir a habituar os portugueses...!)
NÃO DÁ PARA ENTENDER qualquer razoabilidade ou possível argumento na atitude de Rui Rio e da Câmara do Porto em relação ao Projecto "Es. Col.A", na antiga Escola do Bairro da Fontinha, no Centro do Porto (perto da R. de Santa Catarina)!
Hoje mandou as "feras" em que se estão a transformar os nossos agentes da polícia despejar de novo a Escola, não só do grupo de jovens e adultos "Okupas" que criaram o projecto, como dos muitos populares habitantes da zona que apoiavam e aplaudiam o Projecto. VERGONHA!
Foi muito feio: muita violência policial indiscriminada (até mulheres e velhos... o costume!), três presos , quatro feridos e um homem que quase se imolou pelo fogo, depois de se ter regado com gasolina!
A reportagem da RTP, há um ano tão simpática e solidária para com o Movimento (ver o video que linko adiante), também teve retoques de capataz censurador e nojento: termina dizendo que, como se recusavam a pagar uma renda, o Movimento ocupara a escola "de forma VIOLENTA e SELVAGEM" (palavrinhas mágicas que incutem agora aos submissos repórteres! NOJOOOO!). Não senhores! Foi ao contrário: a ocupação foi feita ANTES, com paz e discrição, com muito trabalho de restauro e embelezamento! A violência veio DEPOIS,da PSP e PMP, como hoje se pôde ver, com o VIOLENTO maltratar de cidadãos que ali estavam e foram despejados sem aviso legal,e com o despejar , esse sim SELVAGEM e cheio de desprezo, dos móveis, materiais de trabalhos manuais e criações das crianças pela polícia Municipal , do alto da varanda(!!!)que a reportagem de hoje mostrou aos olhos de todos! REVOLTANTE! Por ora não a posso postar aqui, mas assim que estiver online fá-lo-ei.
A notícia abriu os noticiários do dia, mas fica-se com a sensação que era apenas o "aperitivo" que foi servido aos telespectadores: apontar uns supostos "hippies" , gente pacífica e imaginativa desdenhada pelas nossas pirosas élites, a levar bordoada da Polícia, como se fossem perigosos meliantes foragidos! Para os portugueses saberem o que os pode esperar, caso não fiquem quietinhos e conformadinhos às austeridades troikadas necessárias para sustentar o Covil de bandidos de luxo que é/foi o BPN , ou a insaciável banca especuladora que desvia a ajuda económica nacional ,ou para outros "projectos" mais "patrióticos"...
O prato principal das "News"? Claro, o charmoso e "altruísta" evento divulgado uns minutos depois, um tal de "Cascais Restaurant's Week", ou lá como se chama (muito nacional gastronomicamente , a acreditar no título), que até dá umas contribuiçõezinhas para a pesquisa do Cancro da Mama (certamente enquanto serve amêijoa radioactiva vietnamita em "cama" de legumes transgénicos ou bife de cachalote em extinção em "redução" de trufas gourmet ,com pinhões e mel de abelhas assassinas, ou algo parecido...), talvez a famosa quantia "Leopoldinesca"/"Continentesca" de "UM EURO" por cada refeição que custa módica quantia de... 20€ ("apenas"!- disse o repórter!). Num país onde tanta gente já passa fome, estes "apenas!" são chocantes. UM NOJO!
Adiante. Tenho acompanhado com certa regularidade esta polémica da Escola da Fontinha, tenho divulgado e subscrito a iniciativa e apoiado aquela bela ideia, mas confesso que tenho andado mas arredada dos últimos desenvolvimentos. Deveria ter participado em actividades mais concretas no terreno, mas a "vidinha" por vezes troca-nos as voltas e admito que não me empenhei com uma dose maior de solidariedade e proximidade. Há um mês soubera que a permissão da Câmara para a ocupação fora prolongada até ao fim de Abril e depois talvez até ao fim deste ano Escolar (segundo uma das últimas papeladas enviadas pela Câmara ao Movimento), por isso foi com certa surpresa que vi hoje estas tristes notícias.
Sim, bravo Dr. Rui Rio! Agora que com a Crise se noticia também que está de novo a crescer o consumo e tráfico de drogas, certamente que acabou de dar um belo contributo para que mais toxicodependentes tenham um abrigo para se injectar, com a vantagem que agora já está tudo muito limpo e tudo restaurado, sem lhe ter custado um único tostão, ou seja, já está tudo pronto a ficar de novo emporcalhado, abandonado e devidamente vandalizado.
Bem. Faço agora "Rewind" muito rápido, para quem não está por dentro do que se passa: há quase precisamente um ano, um grupo de cidadãos, portugueses e estrangeiros, ocuparam uma escola primária no coração do Porto, escola encerrada há cinco longos anos e que apenas servia de esconderijo a toxicodependentes e sem-abrigo, estando já num estado lastimável (ver as fotos da reportagem que linko mais adiante).
Como se sabe, as escolas de Primeiro Ciclo são da responsabilidade das Câmaras Municipais, portanto não correspondem exactamente à designação de "propriedade privada". São um bem do Estado, ou seja, de todos nós. Também conhecemos todos casos onde jovens estudantes "okupam" casas devolutas, algumas bem centrais, mas têm a condescendência gentil dos proprietários que apenas não querem grande exibição do facto no exterior. Fazem o que bem querem lá dentro e até vão ajudando o espaço a não se degradar mais nem a ser vandalizado. Ora o grupo do "Projecto Es.Col.A da Fontinha", como se passou a designar o grupo de ocupantes da abandonada (repito!) escola, nem sequer ocupou o estabelecimento para seu proveito próprio. Fê-lo para criar algo de BOM e BELO para os habitantes daquela zona tão negligenciada. Aqueles cidadãos restauraram a escola ( NÃO DEIXEM DE VER O VIDEO da RTP AQUI, de Maio do ano passado ), limpando-a,pintando-a e reparando tudo, com os SEUS PRÓPRIOS MEIOS, e começaram a organizar actividades para as crianças e outros habitantes do bairro: apoio escolar, cursos diversos...
E assim se fez um espaço atractivo, útil e bom, a custo ZERO para a autarquia. Até em segurança o Bairro da Fontinha ganhou com isto, como é claro de ver.
Isto em Abril de 2011.Passado um mês, ao aperceber-se do facto, o Presidente da Câmara resolveu mostrar "músculo" de quem "manda" (?!) e ordenou o despejo da Escola. Mas, mesmo "tripeiro" sendo, não devia esperar a reacção dos habitantes do Bairro e da cidade, que reza a História que perante Injustiça à frente do nariz não deixa os créditos por mãos alheias: os moradores da Fontinha iniciaram então uma campanha à qual aderiu boa parte da Cidade e até do resto do País. Foram feitas manifestações e petições para que devolvessem o espaço ao "Es.Col.A". Cresceu um belo movimento, até com um blog (VER O BLOGUE AQUI, onde aliás estão as últimas notícias sobre o caso e o espanto que tomou o despejo selvagem e a actuação vandalizadora das forças policiais!). Queriam de volta os okupas, concordavam com eles, achavam magnífico o seu trabalho... (ver também na reportagem "linkada" acima) .
Perante tal protesto solidário, Rui Rio rendeu-se às evidências e permitiu a continuação da ocupação até ao final desse ano escolar e/ou até ter algum projecto alternativo para o espaço. Claro que não teve nenhum (para além da gestão Tio Patinhas de Rio, vêem-se por acaso muitas iniciativas culturais ou educativas da autarquia portuense?!), a ocupação e as felizes actividades foram-se prolongando. O Bairro estava feliz...


(prancha de b-de das várias publicadas no blog "5Dias net", sobre esta causa, que aliás hoje dá notícias actualizadas também sobre o caso)

Em Dezembro,em Janeiro, depois em Março, novas investidas de prepotência e ameaça da Câmara regressaram, embora de argumentos válidos ou de projectos nada se vislumbrasse. Queriam cobrar uma renda mínima de 30 Euros ao Movimento, quando nenhuma das actividades eram para fins lucrativos. O argumento mais invocado pelo Pres. da Câmara é patético: que não podem "abrir precedentes"! Realmente que era uma acção meritória, bonita, pacífica, com vantagem social indiscutível, mas... e se todos se lembrassem do mesmo?
Pois... Que grande argumento, senhor Dr.! Ou seja, uma escola fecha, é vandalizada e torna-se num tugúrio... o exemplo pode ser seguido à vontade: outras escolas, fábricas, pavilhões e espaços são abandonados e depressa são ocupados por ratos e delinquentes, sem nada se resolver... Mas esse tipo de EXEMPLO pode ser seguido não é? Pois não macula a sacrossanta ideia de Posse de não- sei -o -quê -e -de- não -sei -quem. O país pode até ficar todo ao abandono e em ruínas, que a "dignidade" de quem desleixa e tinha a obrigação de cuidar não é posta em causa! se alguém altruísta se lembra de cuidar e recuperar, não para roubar propriedade mas para a tornar aberta e útil a todos, então o exemplozinho ... é proibido! É perigoso, não é? E toca a malhar em gente de Paz!
Repito: É VERGONHOSO!
A notícia mais fresca (escassas horas) é que 11 membros de uma corporação de bombeiros do Porto (batalhão de Sapadores) se queixou de ter sido enviada para o local, SEM FARDA e de CARA TAPADA, para fazer número, procedendo certamente a queixa contra a CMP (LEIAM A NOTÍCIA AQUI! in Público). A ilegalidade do processo multiplica-se...
E aqui o POST do blog do Movimento explicando a forma "escorregadia", malabarista e sem lisura como a Câmara foi tratando o assunto com o Movimento (que aceitava oficializar e legalizar o projecto!) e distorcendo as datas na Comunicação Social!
Pois bem, "não se pode deixar morrer esta Ideia" , slogan do "Movimento Es.Col.A". Aqui me têm também para fazer o que puder! Se este EXEMPLO deste Projecto de cidadania fosse mais seguido em todo o País e todo o Mundo, de certeza que tudo estaria melhor e não entregue a abutres.
Não me conformo a o ver quer os primeiros que voltaram a vandalizar a Escola foram os agentes da Polícia, afinal filhos deste povo, um grupo espezinhado e humilhado também...E parece que já emparedaram tudo! Não se sabe de uma iniciativa concreta que a Câmara tenha para o local (talvez a habitual especulação imobiliária? mas no local que é, nem para Hotel de Charme, tão em voga, serve!) , tudo o que quis foi ainda lucrar a posteriori um dinheirinho por um espaço que abandonara e desprezara! Não: isto não pode morrer assim! É ABSURDO!
"MUITA água ainda vai correr debaixo da ponte". Ou melhor: MUITA Água ainda correrá DESTA FONTE!
São causas destas que ainda valem a pena!
Viva o Movimento "Es.Col.A"!
"Alergia" (19-4-2012, in blog "Alegrias e Alergias")