domingo, 19 de agosto de 2012

Música para dias de Verão: Fernanda Takai - Diz Que Fui Por Aí (ao vivo)


(Fernanda Takai- Diz Que Fui Por Aí (ao Vivo)--DVD" Luz Negra", 2009?)
Esta música começou por ser um Samba, de Wilson Simonal com ritmo muito diferente. Depois (a malograda) Nara  Leão   transformou-a  em Bossa-nova, na versão mais famosa até agora.
Nesta variante, FernandaTakai , também vocalista do grupo  brasileiro Patu Fu, ,dá-nos  a versão suave e dulcíssima de balada,  qe alguns puristas julgam traidora do  original , mas que a  maioria apreciou.
Por vezes é difícil  dizer se uma versão é melhor que o original. Geralmente não o é, mas temos  de saber escutar.
Já no resto  da vida e especialmente  no que toca a pessoas,prefiro sem dúvida o original à cópia, a essência que  existe em cada um às  várias versões que as pessoas tentam dar de si próprias. Desnecessariamente. Não passam de máscaras e no fundo não escondem nada. Se calhar só o vazio.
Eu também vou andar por aí, como diz a letra descontraída da canção : e como só os brasileiros para aliarem uma bela melodia à leveza aparente das letras!-- Mas só aparente. Reparem que ,apesar do "andar por aí" parecer irresponsável, no fundo o que importa é o ir PENSANDO e pensando no que mais importa a cada um. O "Nela" de Simonal decerto era uma sua amada, mas para nós poderá ser algo mais amplo: a VIDA em geral, a Saúde, a FELICIDADE... enfim, o que mais valorizamos nos nossos passeios despreocupados pela existência estival (e não só).
Vou andar por aí, mas estarei sempre atenta, pois o essencial para mim não tem férias: Atenta à vida, à Educação em perigo, à Felicidade que nos foi prometida mas que se parece arredar para longe constantemente, pelo menos no que toca a alguma tranquilidade e segurança que haviamos conquistado com trabalho.
Não levo violão, pois o não tenho, mas vou andando com os olhos atentos às estrelas no céu, entre as nuvens.Às flores que brotam nos recantos esquecidos, aos seixos originais na areia e aos limos que se estendem em verdes e vermelhos salgados na água que vivifica e nos reduz à nossa pequena e justa  dimensão no Universo. 
Não creio ser "popular", mas sempre fui sociável , de forma sossegada,vá lá,  tenho não  digo "muitos" amigos mas bastantes e sempre a aumentar. Assim tento tratá-los sempre com carinho.Alguns mais próximos, outros mais distantes ... Alguns sei que são mesmo bons amigos, pois não fazem  inúteis "saladas  de desconfiança na cabeça" no que Eduardo Galeano denunciou , numa entrevista que  vi há dias, como um dos factores de empobrecimento da Humanidade: a (des)educação que existe para a desconfiança (que prolifera e que leva os humanos, irmãos em espécie e em sonhos,  a virarem as costas uns aos outros e a ficarem cada vez mais sós. Só com união e confiança sobreviveremos à vida dura que se agudiza, concordo com ele!)
Por isso, fiquem tranquilos,"irmãos"... Eu vou andar "por aí", num Verão de sol entimidado, tentando dar atenção aos "meus" e ao que importa, com Confiança q.b., convivendo no grau que posso, mas sobretudo, esquecendo todas as versões de mim que possa vir a tentar usar na Vida.
Pois a vida é só uma (para já!!!), a vida é curta.
A Vida é bela, apesar de tudo.
Mas optemos pela original.
Enxotemos as máscaras.
Bom passeio pelos dias de sol e muita Vida "por aí " a todos!
(pronto.. era só uma música e deu nisto...  tenham Paciência!) ;)
Margarida Alegria (19-8-2012, in blog "Alegrias e alergias")

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Flutuações... para o MEC

(esquis flutuadores, daquelas invenções  malucas de todos os tempos...)
Acabado de divulgar, no blogue do Paulo Guinote, um Comunicado do MEC sobre os concursos de Mobilidade de professores. Um texto que é involuntariamente humorístico, nas justificações, nos dados(?) e no "choradinho" apologético que faz.
Clicar AQUI para o post no blogue " A Educação do Meu Umbigo".
Entre outras coisas  o gabinete do MEC alega a famosa "Flutuação demográfica e de população escolar".
Pois... agora a culpa é das mães (como se viu no post imediatamente anterior, aqui no "Alegrias e Alergias")... ou da falta delas... Voltamos à discriminação das mulheres via institucional.;)
Dizem as notícias de hoje  que há mais 2254 profs. obrigados a concorrer ao concurso de Mobilidade interna (DACL) do que no ano passado, mas devido às tais FLUTUAÇÕES e a uma... "melhor gestão de recursos".
E  dizem ainda que o que fizeram  foi obrigar as escolas a dizerem os professores que não teriam horário completo (ainda antes de as turmas estarem feitas, não se saber quantas turmas havia, antes das transferências habituais de alunos, antes de tudo!). E dizem-no como prova de eficiência! e não (como foi) como ausência de competência sobre o funcionamento do trabalho nas escolas e sua organização e não (COMO FOI!) um inútil exercício de terror e de tortura em fazer muitos mais concorrer, depois num mês retirar mais alguns dessas listas de proscritos e... no início do ano lectivo, é mais que certo, quase todos a voltarem para as escolas de origem, por óbvia falta de vaga nas outras(daahhh!!) e muitos mais professores a serem necessários nas escolas e a reduzir essa lista (mas já não aos olhos do POVO, que entretanto vai  lendo notícias parvas de que esses profs andaram a fazer desperdiçar o Erário Público ( as fundações, ah essas não... e as PPPs, coitadinhas...) e a roubar lugar aos mais novos!
GESTÃO DE RECURSOS(???) ou malabarismos para fazer desaparecer disciplinas e horas de docência empobrecendo o currículo e o País,  para poupar uns tostões para dar a especuladores insaciáveis?!
Flutuações?... ou pôr milhares de professores a flutuar na instabilidade e na precariedade, depois de DEZENAS de anos de serviço o país?!
Parecia mal colocar-lhes simplesmente "UM PAR DE PATINS", por isso optam  por estas "Flutuações" de demografia , flutuações de ordens e contra-ordens, flutuações de argumentação. À falta dos patins, optam por uns "Esquis Flutuantes", para  esses docentes se equilibrarem como puderem durante os escassos anos próximos (até serem despedidos!), na grande quantidade de ÁGUA metida pelo MEC,  mais ou menos de propósito! No mar revolto de uma Crise empolada por quem vive à custa dela...
Um mar de vómito completo que estes Young Turks sem qualquer sensibilidade ou mérito suscitam! :(
Veremos se a maré não mudará...
"Alergia" (17-8-2012, in blog "Algrias e Alergias")


Mais uma bela carta-crónica: "Merceeiros e bombistas" (sobre o rumo da Educação e a suposta falta de crianças...)


(carta à directora do jornal "Público", 17-8-2012)
Já há umas semanas defendi aqui que algumas cartas`"ao director", neste caso à Directora, publicadas nos jornais são belos nacos de prosa e mereciam estatuto de crónica residente, mais depressa que os textos de certos políticos e  "comentadeiros" da nossa praça.
Neste caso, a de hoje de um correspondente habitual e sempre pertinente, Rui Silvares, da Cova da Piedade. E a propósito de uma campanha de desinformação que vai por aí e que, perante a falta de argumentos válidos, diz agora se há mais professores sem horário é porque há menos alunos, as senhoras portuguesas não têm bebés e coisa e tal...e não devido aos malabarismos curriculares do MEC. De um ano para o outro quase quintuplicar o número de professores sem horas lectivas (e que estavam por razões várias em outras funções nas escolas, ou destacados fora delas)?! As mães começaram a atirar as crianças ao mar? E logo no ano em que aumentam os alunos  nas escolas, até devido, entre outras razões ao alargamento da escolaridade obrigatória até ao 12º Ano e 18 anos de idade?
Por isso esta carta é mais pensada e informada do que o artigo de meia página publicado há dias (já a Silly season, só pode ser... com tanto cronista a ir de férias... Precisam de colaboradores? Textos para ocuparem as páginas e que sirvam mais do que para fingir que contêm ideias? Façam favor de contactar, senhores da redacção...) de um tal José Carvalho, com a etiqueta de "professor Universitário" e... "investigador de História" (??). Deve ser contra este que Rui Silvares aqui se indigna com razão, como já na quarta-feira se indignou Santana Castilho na sua crónica.
Esse senhor "investigador" (JC) parece ter nascido por volta de 1979, ainda um tanto imberbe, admitamos, mas mesmo assim sem justificação para tal arrazoado no seu texto "Professores Desempregados" . Decerto será um prof. Universitário nalguma U. Privada e de "equivalência relvada", pois é tão pobre  a sua argumentação e até a sua escrita que até muitos meus alunos apenas no 10º ano fariam melhor!
Anda de roda de uma suposta estatística que descobriu entusiasmado ( nas suas "investigações"? ) sobre a redução de número de nascimentos e nada mais, esquecendo factores como a imigração e todos os factos sobre alterações de leis da Educação e da organização já aqui apontadas noutros textos. E quanto ao estilo, paupérrimo tanto para um artigo como para um prof. do Ensino Superior (?!), termina numa espécie de "nha nhã nhã, tomem lá malandros, comunas e camaradas que o que há é menos crianças, pim!" -- a frase não é esta, não tenho agora o texto diante de mim, mas o tom e o remate era mesmo neste estilo, usando até o termo "camaradas" (sim!!!!!) e parecendo o outro do PS ( o advogado pequenino e sempre bem governadinho) com a frase famosa  do "Habituem-se!".
Na altura estive para comentar aqui e até para escrever à directora, mas depois achei que daria importância a um ser sem "sustância" e afinal havia que fazer  férias também a estes disparates... que por surgirem em Agosto até poderiam não ter grande eco. Mas felizmente S. Castilho e Rui Silvares tiveram paciência para tal. Agradeço-lhes!
São duas as linhas mestras, na estratégia "bombista"* de que fala Rui S.,  para preparar um futuro despedimento criminoso de professores , que ainda são bem precisos neste país ainda tão iletrado ( e pelo menos para formar melhores profs Universitários que esse sr. José Carvalho...):
- Alegar que de repente as crianças são menos (e até por isso justificam  o encerramento revoltante da MAC, "apenas" e  talvez  a melhor maternidade do país) enquanto abrem alegremente maternidades privadas com menor qualidade pelos arredores de Lisboa...);
- Alegar que os professores sem horário lectivo até já existiam(deviam a ndar escondidos nalguma arrecadação pelas escolas!), mas que agora divulgaram e não antes (mentira! Ainda o ano passado foram divulgados, com número contrastante com o de agora!) e que por isso esses profs veteranos estão a tirar lugar aos mais novos, os contratados. Mais uma vez o suscitar da Inveja nacional, sentimento que nunca e nunca baixa de cotação e que absorve as energias  dos cidadãos lusos que deveriam ir para a luta da defesa dos seus direitos, deixando-os assim na famosa "apatia"...
Apatia? Até um dia...:/

(* campanha preparada pelos "spin doctors" do governo para as informações vertidas para as notícias e acolitada por... "ácaros" como este dr. Carvalho de indigente análise.)



sábado, 11 de agosto de 2012

apresentação da Plataforma pela Educação


Pode transmitir algo de tímido, este video de lançamento público,mas, como em tudo, devemos privilegiar  o Conteúdo em vez da Forma.
Há por aí muitos lutadores  "especializados" mas  que o são apenas a  partir do sofá, ou, com dizia uma querida amiga e colega minha,  infelizmente já noutra dimensão, "escondendo-se por detrás de um teclado". Tanto  neste caso como em outras situações das suas tristes vidas.
Há quem seja mais ou menos telegénico.  Mais ou menos eloquente.  O   importante é que cada um faça a sua parte, revele união e dê o seu contributo para o esclarecimento do País sobre o que se está a  passar de ANORMAL no mundo educativo, sob a capa de um procedimento "Normal".
Há muito para andar e   sofrer, no   Ano Lectivo que se aproxima. Aqui há uma  grande vontade  de  luta com gente dentro.
 Falta   apenas  a adesão dos restantes professores e de quem mais se   precupe com a Escola Pública.  Esquecendo estilos e divisões...
Força!
E aqui fica o Link para o blogue da Plataforma:
http://escolapublicappe.blogspot.pt/
Novo link para a Plataforma, agora no Wordpress(Obrigada Isabel Moura):
http://plataformadeeducacao.wordpress.com/

segunda-feira, 6 de agosto de 2012

CARTOONS/BD; Nuninho, o Xobredotado... é Avaliado (série Jejé e Companhia)


(c) Margarida Alegria (6-8-2012, in blog "Alegrias e Alergias")
Já não era sem tempo a publicação da anunciada Banda-desenhada sobre a Avaliação do Nuninho, da série Jejé e Companhia.
Cheguei a tê-la numa só prancha/página, mas acabei por a transformar em duas pranchas, para ficar mais legível, para incluir tudo ou quase tudo que haveria a dizer e especialmente porque assim pude incluir mais algumas vinhetas providenciais.
Sei que está um pouco palavroso nas vinhetas, um pouco ao estilo de Edgar P. Jacobs( "Blake & Mortimer"), mas tudo o que é dito nos balões tem o devido "sumo". E porque o próprio ministro Crato nos incutiu, antes de ser ministro e nos primeiros meses de desgovernação, esse estilo de muitas palavras. Modéstia à parte, penso que o palavreado desta b-d tem mais "sustância" que todo um ano das entrevistas e ideias desse senhor. Mais outro que enganou muitos. Não é para dizer "eu bem me parecia", pois detesto ter razão nestas coisas, porém, aquando da sua nomeação, fiquei um tanto de pé atrás (ver os posts aqui publicados desde o início do blog, a 30 de Outubro de 2011, dos quais destaco alguns LINKS MAIS ABAIXO), mas mesmo assim ainda pensei que PELO MENOS NUM ASPECTO o seu Ministério poderia ser um pouco melhor do que os de MLRodrigues e Isabel Alçada: o respeito pelos professores, na sua profissão e dignidade, msmo que se advinhassem tempos de austeridade. No último mês temos visto que "aos costumes disse nada" e a esse tal "respeito" que apregoava perante os holofotes também...
Enfim, como costumo dizer: entregue-se algum tipo de poder e afague-se a vaidade de alguém, que poucos são os que resistem a se manterem coerentes. Isto ao nível dos governantes, mas não só.
Podem-me acusar de andar a dourar a imagem a estes "meninos desgovernantes", ao associá-los assim a crianças. De facto as crianças nem mereceriam a associação. Faço-o, por um lado, para podermos manter uma certa visão de Humor, mesmo nestes tempos conturbados. Defendo que o Humor nos pode manter de cabeça fria para as lutas (que são lutas mesmo, pois estão a fazer-nos autêntica guerra, aos professores e à maioria dos portugueses!) que vamos ter de enfrentar. Por outro lado, já dos tempos do Jejé Sócrates que vejo estes novos políticos não como adultos responsáveis, mas como criançolas que , em vez de brincarem às casinhas ou ao pião, escolheram brincar com o destino de países inteiros.
  Consolem-se portanto se voltei a conseguir fazer humor, depois de uma série de Posts bem mais soturnos.
Leiam e meditem em cada vinheta. Outras avaliações se seguirão, nas próximas semanas, alternando com a repescagem de alguns posts esquecidos em rascunho e ainda com algum descanso estival de que careço. Serão avaliados o Vitinho, o inevitável Varito, o Pepé, o "indemitivel" Migas e... mais veremos.
Já sabem, podem partilhar e divulgar, mas indicando a fonte e dizendo que o vão fazer. Obrigada.
Relembro que irei agora ter mais tempo para actualizar e completar as páginas dos cartoons publicados antes deste blog (ver separadores acima, "Outros Cartoons da Alegria " e "Jejé e Companhia").Para lerem os outros cartoons da série publicados aqui, até para conhecerem os seus protagonistas, cliquem na Etiqueta "Jejé e Companhia", aqui em baixo ou na coluna de etiquetas à direita, no blog, ou então na etiqueta "Cartoons", para verem esses e outros cartoons.
Seguem-se os links de alguns dos posts sobre o MEC, para melhor relembrar os temas aqui focados e para esclarecer quem estiver mais "de fora" do tema Educação em Portugal. E depois confirmem se , apesar de me acusarem alguns de mau agouro, não tinham razão de ser as minhas críticas e observações. Antes não tivesse... :((
Sobre Nuno Crato, sua atitude e medidas do MEC(clicar títulos para aceder aos posts, aqui, como disse, os mais relevantes)-- o tom verde claro dos títulos é opção do editor do blogger, para este modelo:
-Ana Drago na Audição da Comissão de Educação...(20-7-2012)- Ver as "não-respostas do ministro.

( NOTA: Ena! E acabei de chegar aos 50 seguidores via Google  e aos 30 pelo Facebook! Thanks! :)))
Margarida Alegria (6-8-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

sábado, 4 de agosto de 2012

30 mil+ 15 mil... não falta muito para "gasear" com o desemprego os 200 mil... :(

(c) Margarida Alegria (12-7-2012, Lisboa, Manifestação de Professores, um dos cartazes mais visionários e eloquentes)
Por vezes, quem critica o sistema que se está a criar no País, de autêntica diabolização de algumas profissões, especialmente de todas as que são da Função Pública ,-- a "origem" de todos os problemas, segundo os políticos neoliberais e seus comentadores e jornalistas encartados-- é visto como "exagerado" e alarmista.Mas tem razão. Assim, temos de facto a nítida perseguição e crítica negativa a profissões ns quais  a população (pelas sondagens) até confia mais do que em todas as outras. As outras em que precisamente o povo MENOS confia (poíticos à frente, mas também advogados e... jornalistas).
Temos a perseguição e o calcar aos pés dos professores, dos enfermeiros, dos médicos, também dos polícias e dos bombeiros e de todos os funcionários de repartições em geral, vistos ainda com uma imagem à séc-XIX, uns aduaneiros com brilhantina, mangas de alpaca e ronceirice atrás de um guichet gordurento, o que já está longe da realidade, na maioria dos casos. Calca-se desta forma a Função Pública (FP)deixando passar ao lado, sem reparos, a multidão de assessores e outro funcionários que entram directamente para o poder na FP, via nomeação no Diário da República, sem se saber as verdadeiras qualificações e passando até a chefiar funcionários de carreira e longa experiência que acabam por ter de acatar os seus dislates e disfarçar e compor com muito trabalho a incompetência desses boys e girls. Muitos dos FPúblicos ficam até arrumados em prateleiras, não porque estas  sejam douradas, mas porque são incómodos, porque mais contestatários e MUITO competentes. Aí está o desperdício e "as gorduras" do Estado a cortar: recolocar à frente os  funcionários mais competentes e experientes e cortar as novas gorduras dos boys recrutados. Mas não, claro... o que interessa é a propaganda para fora e não a melhoria dos serviços.
Quanto aos professores, depois dos ataques à sua dignidade pela sinistra Maria de Lurdes e depois reforçada, sob a capa de sorrisos, por Isabel Alçada, temos agora o novo triturador dos docentes, o Crato, o tal que queria implodir o MEC antes de ser Ministro. Afinal o que quer é implodir a Escola Pública, derrubando um dos seus pilares fundamentais, os professores. Com manobras d gabinete, sem negociação,  de manipulação dos recursos (aumento de alunos por turma, fim de desdobramentos de turmas em aulas  de Ciências experimentais, fim de cursos de adultos e limite de ofertas de turmas de Cursos profissionais, alteração de Currículo, associação de escolas em "Mega-agrupamentos" , redução do ensino artístico a uma nota de rodapé no Currículo, bem como de Ed. Física e do desporto escolar, etc etc.. com aumento extra-legal do nº de horas lectivas de uns professores, para deixar outros em "horários-zero" "custe o que custar"...). E no meio disto tudo, tentando mais  uma vez virar professores contra professores: fazendo crer que quem tira vaga aos docentes contratados com muito anos de serviço, são os professores do Quadro e ainda mais anos de serviço...mas agora obrigados a concorrer à mobilidade interna. E levando esses professores do Quadro virar as costas aos profs contratados, para salvar o seu lugar no sistema, numa guerra do "salve-se sem puder".
Retomando o início do texto, quem compara a guerra aos f. Públicos com a colocação de Judeus e outros em campos de exterminação, --para serem gaseados(os mais fraco para a escravaturas: doentes, mais exaustos,mais velhos etc) ou escravizados até ao limite das forças-- não é assim tão exagerado. A "luz ao fundo do túnel" de bancarrota que os nossos desgovernantes financeiros buscam parece ser mesmo o  levar para a exclusão e o extermínio Professores e restante F. Pública não "creditada" com equivalências dadas por cartões partidários ou da "cunha".
Pois não são professores, médicos, enfermeiros... profissionais que ingressam numa carreira por REAL MÉRITO e por concurso e não "pela porta do cavalo"?
Defender a Função Pública (a verdadeira) é defender a isenção da defesa dos cidadãos que aí podem ver o apoio às suas queixas e problemas, o que não acontece  se lidarem apenas com programas de computador (que bloqueiam, vão abaixo, estão mal programados...) sem alma e com dirigentes -boys incompetentes.
No caso dos Professores: já nos haviam colocado no braço a "estrela amarela" daqueles que "não queriam ser avaliados como os outros" (uma , ou duas neste caso, mentira repetida, tanto o  é que....), uma tremenda mistificação que se disseminou em 2008, perante o choque de se ver pela primeira vez 70 ou 80% dos professores  de todo o país a protestar em Lisboa. Melhor, já haviam conseguido, como fizeram os nazis hitlerianos, que os próprios professores  desenhassem e colocassem a sua própria estrela, pois infelizmente por vezes tantos docentes são os piores carrascos para si próprios e para os colegas.Sabem do que falo: muitos correram a pedir  avaliação e aulas assistidas e a querer "Excelentes" de papelão e a serem "bufos" dos outros colegas, como se fossem concorrentes! Isso foi uma   autêntica "estrela amarela " símbolo do nosso complexo de inferioridade. 
O ministro explica que esses professores sem turmas atribuídas vão ser todos "Necessários ao sistema"(?), vão ter "Ocupações nas escolas em actividades lectivas ou de apoio ou outras (???) Be, também chamaram a Dachau e a Auschwistz... campos de Trabalho, de reabilitação, de reeducação, no fundo uma forma de OCUPAR os judeus inúteis e os tornar aproveitados pelo "sistema", nem que depois fosse  recolhendo os seus cabelos  e dentes , ou curtindo a sua pele. E nesse campos também "promoveram" alguns dos prisioneiros a vigilantes dos seus semelhantes, pois os soldados não conseguiriam sozinhos impedir as revoltas. MLRodrigues criou a função de Directores e até de prof "Titulares". E mais tarde surgiram os "professores avaliadores"....A sede de poder e a vaidade tenta muita gente...
Agora faltava a "Solução Final", semelhante à de Hitler. Ela já está aí em marcha: agora mandam uns 13.300 professores do quadro (sairam ontem os resultados provisórios(Leia AQUI "Os números consolidados!" as contas feita pelo blog "Pé ante pé", incluindo uma primeira coluna que mostra quantos dos professores estavam MESMO em horário zero no ano de 2011, para comparação) para uma falsa situação de horário zero, para dizerem ao mundo que esses estavam "há anos a mais no sistema" ( e sabem quais dos grupos mais afectado, para além de EVT e ET? É sobretudo  o Português e também as Ciências e a Matemática!(isto é que é valorizar o que chamava de "disciplinas essenciais", Sr. Ministro?). A esses juntam-se um milhar e meio e tal que foram excluídos desse concurso, alegando que não são "professores da carreira" (muitos foram parar a essa lista por engano!). E juntemos-lhes os que para já ficaram com pelo menos seis horas lectivas no horário, continuando nas escolas. Juntando a pelo menos 30 mil, dos 40 mil professores contratados que concorreram a vagas que sobrassem nas escolas... veja-se a "sangria" forçada que está no corredor da morte do desemprego! Isto quando em 2006 a própria MLR dizia que tinhamos à justa os professores necessários aos sistema (e já faltavam tantos , em algumas disciplinas que agora são trocadas, pelos licenciados, por carreiras na investigação!).
Contas, por alto mas não longe da lista dos docentes (com muitos anos de serviço, repita-se, alguns com 50 e até 60 anos de idade!) prontos a serem "gaseados", nos falsos chuveiros de serem "necessários ao sistema", como tenta tranquilizar o Ministro: 30 mil dos contratados + 15 mil dos "efectivos" agora "horários-zero", ou melhor  "0+/0, 5"= 45 mil funcionários para o lixo, de entre  100 ou 200 mil os que os Troikas e os empresários mamões no Estado querem que se alcance...
Pensem nisto, docentes e outros membros da FP. Se agora não é altura de denunciarmos isto , de sermos UNIDOS e de lutar contra estes planos de extermínio, quando será a hora?
Ah pois, mas ,porém, todavia, contudo....
Ai querem conjunções? ORA! :/
(está a ser um longo e penoso Verão, mas em Setembro é que virá a canícula. Temos de a saber enfrentar e vencer.)
 Margarida Alegria (4-8- 2012, in blog "Alegrias e Alergias")

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O Futuro ("à moda das Bestas")... está já aí... :((

(uma foto, colhida por aí, das manifestações "Occupy Wallstreet)
Nunca me preocupara muito com essa coisa de  vivermos num tipo de "sociedade capitalista". Sempre tive a noção que, mal ou bem, sempre precisámos de dinheiro ou algum sistema de troca, para a sociedade funcionar. O dinheiro não será um mal em si. Dos tempos de Escola. aprendi que a sociedade Ocidental a que pertencemos fez uma longa caminhada dos tempos dos castelos isolados para o da vida em cidades, com uma maior abertura social e comercial, com toda a complexidade que isso acarretou. Aprendi que passámos dos tempos mais obscuros do Feudalismo, dos suseranos todo-poderosos e dos seus servos da gleba semi-escravos, para o Capitalismo, com a afirmação de uma nova classe intermédia centrada no valor do trabalho e das trocas comerciais. Sim, a tal burguesia. E assim estávamos há uns séculos, com novas classes intermédias de transição, como a alta-burguesia, a pequena burguesia... Não era um sistema ideal, mas dentro de alguns parâmetros de decência  dos ideais posteriores da Revolução Francesa (Liberdade, Igualdade,Fraternidade) e com o desenvolvimento da ideia de Estado Social, que sobrecarregava de impostos mas em troca de melhores condições para todos--- Saúde, Educação, segurança social, estradas e transpostes públicos--. podia ser um sistema equilibrado, quando reforçado pelo sistema político chamado democracia. Pelo mundo fora, quanto menos democrata fosse um regime, pior era a qualidade de vida desse país.
Recentemente, alguns países como a China vieram inverter (e perverter) essas noções: oos chineses descobriram que podiam aliar capitalismo e desenvolvimento económico à continuação de um regime sem liberdade, totalitário.
Ora isso veio mexer com muitas cabecinhas "mal formadas" do Ociedente, ora pactuando com esses regimes e deslocalizando para lá empresas em troca de trabalho escravo (os servos da gleba actuais, amarrados não aos campos ,mas às fábricas), ora defendendo a ideia que o Estado Social Europeu e dos países mais desenvolvidos é "perdulário", "gordo", etc... e que os trabalhadores é que pesam nos custos das empresas e atrasam o desenvolvimemto e a riqueza (uma grande mentira propagada por "especialistas" patetas, portanto). O que  se pensarmos bem corresponde à velha história do homem que achava que o burro que lhe carregava as mercadorias é que era caro pelo que comia, deixou de lhe dar de comer, o burro morreu e ficou sem burro para os carregamentos. Gente mais estúpida não pode haver, mas continuam com largas horas de antena nas TVs e jornais.
Por outro lado, já que o trabalho deixou de ser um  valor em si, proliferaram os que enriquecem sem ser pelo trabalho, artificialmente, nas Bolsas de Valores e Internets. Que se arrogam credores de empresas que nem sabem o que fabricam ou cujos trabalhadores nunca conheceram, ou que fabricam  produtos que nem compram no dia -a-dia.
Isto para comentar o cartaz do idoso acima: o capitalismo, na busca doentia do lucro de uns poucos por desprezo ao bem-estar da maioria, realmente deixou de FUNCIONAR. Está caduco, corrupto e só está a levar ao empobrecimento dos seres humanos e à quebra da qualidade de vida. E não... não eram os custos sociais que "pesavam". Todos vemos e sabemos que o tal "Não há dinheiro" (PIM!) é uma frase falsa e demagoga: o dinheiro existe, não foge por frinchas do chão, está é cada vez mais concentrado em poucas mãos e , o que ainda é pior, tem ido parar às mãos de pessoas que não sabem o que é trabalho, nem o que são dificuldades, o que é viver do seu salário honesto.E que multiplicam o dinheiro real dos outros em dinheiro virtual que vai para os seus cofres. Há dinheiro, mas na mão de BESTAS, em suma.
Perguntei há tempos à  "minha" cabeleireira, mulher esperta e perspicaz, se sentia muito a quebra de clientes, por tantas professoras e outras pessoas que usavam os seus serviços terem passado a poupar nas idas mensais ao seu salão.  Respondeu-me, com sabedoria: sim, havia as clientes semanais que passaram a mensais, as mensais que passaram a ir raramente...mas por outro lado "havia aquelas a quem as crises passam sempre por baixo" e ainda (reparem bem) aquelas que passaram a ter muito dinheiro para gastar em cabeleireiros e não só. POIS... o dinheiro não se evola no ar, vai para algum bolso. Se o dinheiro não andasse assim a mudar de mãos, sob os "panos",  não existiriam crises.
Com tal iniquidade instalada e reforçada por governos ignorantes, cobardes, quando não cúmplices dessas jogadas, o pleno instala-se e há que tirar o pouco que muitos têm, nem que seja espezinhando-lhes os direitos.
Pois sim, em Portugal, país modesto e pacato mas de gente trabalhadora, está a levar-se para a frente essa destruição da Democracia, esse limitar da Liberdade de todos, o substituir da Igualdade pelo falso Mérito a disfarçar desigualdades e o fim da Fraternidade, substituida pelo Assistencialismo de um "favor" que se faz e não dos direitos Humanos e sociais que todos devem ter.
Portanto, o Capitalismo continua, desta vez em mau funcionamento porque se tornou "Selvagem" e sem leis que não só a do vale tudo para obter lucros. E o que é mais curioso é que se aliou a um regresso de um tipo de Feudalismo novo (as organizações sindicais não exageram ao chamar-lhe isso, como os "analistas" dizem!), com uma mão-cheia de suseranos que agora são grandes empresas todo-poderosas e os servos  da gleba mal pagos nos seus ofícios, mais ou menos qualificados, no que falsamente chamam de lei  de  oferta e procura do Mercado.
Faço aqui o balanço de algumas notícias recentes, todas dos quatro primeiros dias desta semana! E são apenas algumas dessas revoltantes notícias... (clicar nos títulos para ler o que elas dizem, nos jornais).
Ora espreitem e pensem:

"Novo código do Trabalho entra hoje em vigor" (ontem, "Diário Económico "dia 1-8-2012)
" O bê-a-bá do novo Código de Trabalho" (agência Financeira, 1-8-2012)
E lemos ainda  sobre outra "bela" promulgação, que, não se sabe como, tantos os Troikas como os  nativos seguidores alegam ser uma das medidas "fundamentais" para dinamizar o País e ajudar a pagarmos as dívidas  aos Mercados e  corrigir o défice (?!?!):
 Pois. Vai ser outra "fonte de riqueza" para uns, enquanto o país cumpre o objectivo de empobrecer "custe o que custar", ao permitir a hipótese de despejar até os inquilinos mais  idosos. Reparem neste excerto:
"Uma nota publicada no portal da Internet da Presidência da República diz que Cavaco Silva decidiu promulgar o diploma depois de o Governo ter dado publicamente garantias de que vai “assegurar a estabilidade contratual e a proteção social” dos arrendatários em situação mais vulnerável. A lei agora promulgada prevê a atualização das rendas mais antigas, incidindo nos contratos celebrados antes de 1990, e deverá afetar cerca de 255 mil contratos de arrendamento, segundo os dados que constam do Census 2011 do INE."
Daí os próprios jornais ironizarem, como faz Pedro Carvalho, no Diário Económico:
Recomendo a leitura de todo o artigo, mas deixo aqui em excerto uma amostra da gravidade desta promulgação(os sublinhados  a negrito são meus):
"O grande problema desta nova lei é que prevê um período transitório de cinco anos que protege os idosos, deficientes e carenciados, ou seja, a maior parte dos inquilinos que beneficiam de rendas congeladas. Passando estes cinco anos, ninguém sabe o que vai acontecer a estes inquilinos quando forem obrigados a pagar pelo arrendamento o valor de mercado, ou quando forem despejados das suas habitações.
A ministra terá dado a Cavaco garantias de que o Governo assegurará a protecção social dessas pessoas daqui a cinco anos e o Presidente da República, com base nessa "garantia", promulgou o diploma."

Traduzindo, essa parte da lei ainda não está decidida nem regulamentada. O habitual. Fica ao sabor da onda do Futuro.

Daí a cinco anos já Cavaco está a cuidar dos bisnetos na Quinta da Coelha (ou outra melhor que arranjar entretanto, como idoso muito poupado ao longo da vida que é e  foi e assim não sujeito às agruras desses gastadores que andaram  a viver "à-pala" dos outros e do Estado em tugúrios de rendas baixas congeladas). E a Ministra estará em novos voos do seu currículo, numa qualquer  Grande Empresa Público-privada agora sob alçada de medidas suas . Vejamos: pela simpatia que parece ter pela EDP, na tibieza  e  na ausência de amor ao património Natural reveladas no vergonhoso caso que opõe os ambientalistas e Unesco à EDP e a construção da Barragem de Foz-Tua, paisagem ímpar, parece-me que optará por algum lugar de  administradora (não -executiva) pela empresa do sr. Mexia e do sr. Catroga.
Os velhinhos e deficientes, esses, terão de passar por um duro crivo de comprovação oficial  da sua pobreza e serão deixados aos ventos dinâmicos e inesperados das leis do Mercado. Ou talvez não. Se confiarmos na palavra e promessas sempre seguras destes governantes.(cof cof!...)
Por estes dias já estamos a ver os resultados destes cortes desvairados (Não falo aqui no que se passou ontem com os dados de professores que graças a manobras sádicas do MEC vão para a Mobilidade,  assunto que deixo para outro post):
Não, não foi nenhum acaso infeliz. As regras de "austeridade" levaram o Ministério da Saúde  a obrigar ao racionamento os horários para os utentes, em muitas localidades país fora. O de Castanheira de Pêra, em vez de encerrar às 20h, como dantes, passou a fechar às 18h. Leiam a notícia(que é incompleta em relação à versão papel ou do Público para assinantes), mas noutra fonte pesquisei o seguinte:o senhor ter-se-á sentido mal, acorreu ao Centro no seu próprio carro, mas terá chegado uns minutos depois da hora...Foi encontrado já sem vida, dentro do automóvel.  Acrescente-se que  não é a primeira vez que se perde uma vida por ali, nos últimos dias, tendo os bombeiros acudido a alguém  que vivia no centro da vila. já tarde demais.
Revolta, sente o cidadão minimamente racional e sensível. Já o Ministro da Saúde deverá ter encolhido os ombros e rezado um terço por alma dos dois infelizes(ou até uma novena, pois dizem que no fundo é bom rapaz). Um outro governante mais acima da hierarquia até nos chamará de piegas por falarmos deste caso de puro azar. Pois é...quem mandou ao homenzinho viver numa terreola como Castanheira de Pêra ou outras das centenas condenadas a voltar à pobreza e desertificação? Quem lhe mandou sentir-se mal àquela hora e não  dentro do horário? Portugueses "bandalhos" e incumpridores!  Sentiu-se mal "acima das suas possiblilidades", pensou que a Saúde que os impostos que todos pagam era igual para todos, mas não.
 A ARS decidira que depois das 18h não compensava ter médicos ou sequer paramédicos naquele CS. O homem foi perdulário e... não deve ter entendido o sentido patriótico do sacrifício nacional. Em troca, foi ele um dos  milhares ou milhões de cordeiros imolados no Sacrifício ao deus-dinheiro, mas isso já não interessa a quem decide estas coisas.
Ficamos também a saber que, ao contrário do Sol, a Austeridade  dos últimos anos quando nasceu não foi para todos:

(Já nem  falo dos outros dos escândalos de os cortes dos subsídios da Função Pública não foi aplicada a todos...)
E de entre estes Turbo-gestores, salienta-se um  caso:

O mais curioso é que o cavalheiro em questão "desvaloriza o assunto" (pois, para ele ganhar mais ou menos uns milhares não faz diferença...) e  alega até desconhecer essa totalidade de cargos(!!!), que isso resulta de ser accionista nessas empresas.
Não venham dizer que estas notícias são movidas pela Inveja lusa. O que isto escandaliza é pelo desequilíbrio social, a falta-de-vergonha na cara e o sabermos que nem um génio da Lâmpada poderia gerir bem todas essas empresas. Enquanto isso, tantos licenciados e doutorados que se vêem obrigados a emigrar neste país ingrato, nação madrasta para a maioria...
No entanto, com alguma consciência de Justiça social e equidade, poderiamos ter algumas realidades resolvidas de outro modo. Vejam um exemplo:

"Apoio social- Rede Europeia Anti-Pobreza quer casas para sem-abrigo
Aos mais pobres e aos sem-abrigo deveria ser permitido ocupar edifícios devolutos que, com "um pouco de vontade política", poderia abrigar milhões de pessoas. Os Estados poderiam ainda aumentar os impostos sobre estes imóveis para terem uma fonte de receita, propõe a Rede Europeia Amti-Pobreza, no 11º Encontro Europeu de Pessoas em Situação de Pobreza que decorreu em Bruxelas, na Bélgica. "
(Público. 31-7-2012- texto completo)

 Transcrevi a notícia completa  e breve da versão em papel. Mas para saber mais, procurar online aqui:


Ai... isso seria promover os "okupas" e tal... Pois. É preferível ter  as casas entaipadas  e a cair e entregues à delinquência , à bicharada e ao risco de incêndios. No tal país onde assim se prefere a arrendar casas ou restaurá-las. Era preciso mudar as leis e serem mais arrojadas e coisa e tal... Não vi regras criadas para a penalização dos donos de casas devolutas, na nova lei das rendas. Mas posso estar enganada.
Isto são ideias de "perigosos anarcas"... ou e "comunistas"... Enfim, depois admirem-se com o ressurgir dos extremismos Europa fora. Está mais que estudado que sempre que aumenta o equilíbrio de direitos sociais e de bem -estar da sociedade, os "comunismos" e  extremismos diminuem nos países que assim  se desenvolvem.
Os nosso indigentes (em destreza cultural e sensibilidade) desgovernantes, pelo contrário, optaram pelo regresso ao Feudalismo. Mas o  novíssimo "Feudo-capitalismo", claro, pois  no fundo a vida é uma constante espiral de continuidade... no retrocesso.
(no entanto penso que há pormenores dos tempos feudais que não gostariam de ver ser-lhes aplicados um dia  a eles, pois não? Como nos casos do que os povos, após as guerras, faziam aos "personagens" autores   de traições...)
Margarida Alegria (2-8-2012. in blog "Alegrias e Alergias")
Nota: este post devia ter saído ontem, dia 2 de Agosto, mas o editor do Blogger portou-se mal..