terça-feira, 30 de outubro de 2012

PRIMEIRO ANIVERSÁRIO deste blogue! :))

Siiiiiiiim! Como já tinha lembrado há dias, o "Alegrias e Alergias" faz hoje UM ANO! Pena que calhe em altura de bastante trabalho e escasso tempo para estas reflexões... Deixo aqui um pequeno bolo com a respectiva vela ( bem pequenito,crise oblige...!) e uma frase que descobri por aí, para quem ainda acha que isto de blogues é só para profissionais.
Bem queria fazer festa de arromba hoje mesmo, mas não vai dar.
Fica prometidíssima para amanhã, véspera de feriado ( que será o último 1 de Novembro permitido como feriado pelos tontos novos esclavagistas...), uma análise PROFUNDA (eheheheh!) da sondagem que aqui tem estado aberta há um ano--("Vale a pena mais um blogue?") aqui ao lado--, pelas nossas "comentadoras residentes"  (ver uma amostra da sua capacidade de desafiar os profs martelos  os carreiras e os rugeiros deste planeta lusitano, aquando da análise do Concurso  de blogs do Aventar, AQUI... ;)).
E para  amanhã fica também a tal resenha das pantominices do mundo louco das últimas semanas (tendo agora mais um "cromo" a incluir, um tal de Ulrich-o- BPI -tem -belas- montras-ó-Fernando! ... Ufff! Que mais crueldades de barriga cheia esta gente é capaz de vomitar, senhores?!)... como dizia a outra, "Mi aguardjem!!!"
E no feriado.... CARTOONS CARTOONS CARTOONS! Para desanuviar...ou não...
E para efeméride vou deixar na coluna dos posts mais visitados, não os do último mês, mas os de sempre, neste caso do último ano.
Até então... e... deixo por fim um grande abraço a todos que me visitam,mais fielmente ou de passagem,  a bem ou por mera curiosidade. São vocês todos também que ajudam a aguentar este blog, a  dar vontade de querer continuar, apesar de hoje em dia haver mais "poeiras" a provocar-nos "Alergias" do que raios de sol a fazer brotar "Alegrias"!
Muito obrigada e voltem sempre e sempre para mergulharem  neste mar ora bem humorado ora bravo, ou nestas nuvens melancólicas  que por aqui  vão pairando .Ou passem apenas  para repousarem os olhos cansados.
( para completar o post, repito aqui a foto que "apliquei" temporariamente ao lado.... Como gosto de postais antigos! A sua pureza e ingenuidade... e aquela pergunta que fica ao olhar para  o retrados dessa época ou para crianças como estas: será que ainda vivem? Será que tiveram vidas felizes? Sonhariam que um dia os seus sorrisos estariam espalhados numa chamada Internet e não apenas num cartão a desbotar no fundo de um baú?-- O Tempo e suas voltas, esse mistério...)
...
Dedico mais este post à memória minha querida, alegre, sincera e eterna amiga "Hurtiga", Pessoa em "maiúscula" e Blogger de referência, para Sempre...

Margarida Alegria (30 de Outubro de 2012, in blog "Alegrias e Alergias").

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Atrás do Tempo, tempo vem... (até logo!)

Problemas de Net e falta de tempo têm-me afastado destas bandas. E logo agora que o blogue está à beira de fazer o seu primeiro aninho de vida (é já amanhã: nasceu a 30-10-2011).
Deixo aqui uma frase de Chaplin.
Voltarei mais logo com alguns apontamentos sobre os disparates nacionais ocorridos durante as duas semanas em que o blogue esteve parado.
E há os cartoons prometidos, a sair nos próximos dias (peripécias do Vitinho... e o quarto e último da série sobre os feriados, finalmente a sair no próximo 1 de Novembro!...).
Então até logo e... vão mudando o Mundo, em cada segundo que vivem. Sempre para melhor. Pois para pior já basta assim...

terça-feira, 9 de outubro de 2012

O Poema que inspira o Orçamento... :(

"Cortei a laranja em duas, e as duas partes não podiam ficar iguais
Para qual fui injusto – eu, que as vou comer a ambas?"
Alberto Caeiro, Poemas

 
Em tempos de ultimação do novo Orçamento de Estado para 2013, por um governo da área popularmente chamada "laranja", surge-me a toda a hora a memória deste minúsculo poema "solto" de Alberto Caeiro (Fernando Pessoa), ao estilo de um "Aiku".
O dilema pessoano é também o nosso. As medidas em preparação, a especificar o já anunciado por Vítor Gaspar, vão saindo aos bochechos para as notícias, para assustar primeiro quanto à quantidade cortada e depois dar um alívio ridículo de  uns milímetros da colocação da faca do Ministério das Finanças.  Cortam daqui, aparam ali, mais ou menos percentagens de imposto aumentado, mais ou menos milhares de contratados "reduzidos" da Administração Pública (com prioridade mais uma vez para os já "esmifrados" professores, já o revelaram). Vem agora o Relvas a deitar a água na fervura antes da reunião com os parceiros sociais, depois de esses números, de 40 ou 50 mil funcionários contratados a prazo na lista do próximo corte terem sido entregues a esses parceiros, horas antes.Que não serão esse números! Não sabe quais, mas um bocado abaixo! Muito abaixo? Não pode dizer! Hummmmm...... Serão "apenas" 49 mil?Ou  então umas meras 49.999 vítimas?(LER AQUI). Corte não cirúrgico, mas  a eito, irracional.
E isso que interessa? Vão cortar e vão, pois já não sabem mais onde buscar tostões, estes "extremamente  inteligentes" que nem uma casa devem saber gerir. Espalham , agoirentos, o "slogan" manipulado de que  o empréstimo da Troika e os cortes a que esta obrigou servem para nos pagar salários e pensões, mas têm mãos largas como lezírias no que toca  àqueles grande nacos fornecidos à vontade para bancos em geral e BPN( criminoso, falido, nacionalizado,  anunciado como já vendido) em particular. Para certas áreas falam-se de somas astronómicas a rodos,enquanto que  para a Saúde, a Educação, a Segurança Social , --ao que diz o Governo as áreas a que se destinam os nossos impostos(?!)--, quase que vão directamente aos porta-moedas de cada um para nos roubar...
E diz o PM que este Orçamento será mais justo, porque mais "equitativo" (a fazer ricochete  revanchista à anterior  censura pelo Tribunal Constitucional...)....
Como diz Caeiro, de que interessa um imaginário "rigor" no corte, se é para tudo ser comido, mais tarde ou mais cedo?
Estamos todos a ser comidos, roubados, espoliados!
Não tenham dúvida. Quem não o reconhecer é porque também está a ser comido... por parvo.
Em vez de irmos saudavelmente ao mercado em busca de laranjas e de quem queira trocar produções, agora são uns outros "mercados" que esfregam as mãos, esperando ambas as metades da laranja portuguesa suculenta. E esfregam também as mãos  e lambem os beiços para pré-saborear os "bifes" e outros ingredientes do cardápio: a  carnuda Espanha, a  requintada Itália,  o frutado Chipre,  um dia o lombo da França...
E os patéticos desgovernantes do país e da Comunidade Europeia como serventes mordomos do banquete criminoso e injusto.
Até Caeiro, na sua busca de justiça simétrica, deve ter sido mais preciso e justo no corte que estes desgovernantes, não tenham dúvida também.
(esperemos que se venham a engasgar com os caroços...)
Margarida Alegria (9-10-2012, in blog "Alegrias e Alergias")

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Afinal este coelho também aprecia a caçarola! (ou: há sempre um tacho manhoso no historial dos políticos...)

(o que está dentro do tachito não é guisado, mas "brigadeiros". Mas não faz mal... a cor de tudo o que se vai contar é...semelhante!)
Como eu gostaria que o assunto deste post não fosse bem mais sério que as imagens que o acompanham e do tom sarcástico que não vou conseguir evitar, depois de a tanto custo o Humor conseguir sobreviver, nos tempos que correm!
Já deu perceber que não confio no Coelho que nos desgoverna e que o considero um perigo nacional, pois junta a impreparação (que só por má vontade não se detecta) e a ignorância incompetente,ao fanatismo ideológico do mais perigoso que pode existir, num mundo já em convulsão.
Já sabiamos todos que andou a cabular até aos 36 anos, idade em que lá tirou  o curso superior (e ... numa Universidade privada... cofo cof...), pois não era propriamente um daqueles  moços pobres que tivesse precisado de arregaçar as mangas para ajudar a sustentar os pais e irmãos  como aprendiz numa qualquer oficina , obrigado assim a adiar o seu sonho de estudar. A "oficina" onde foi iniciado é, como todos também já sabemos, daquelas com letra inicial "Jota", onde, em vez de varrer o chão, carregar caixotes ou lavar carros, desenvolveu a arte de bem agradar aos líderes, com exímia aplicação de latas de graxa, a arte de arregimentar outros moçoilos e moçoilas que gostam da" night", para colar cartazes arduamente, distribuir autocolantes nas Escolas ou esferográficas pelos Mercados (os do peixe e da fruta, mesmo... os "outros" mercados só querem saber destes jovens mais tarde) e agitar bandeiras e gritar palavras de ordem em comícios pouco motivadores.
Como poderia o pobre ter tempo para completar o curso superior, certamente sonho para os seus progenitores?
Todos sabemos também que, com tão estafantes ocupações como a propaganda eleitoral e a luta por um futuro na política, pouco tempo sobraria também para ninharias como aquela com que agora atira o seu desprezo à cara do povo português: mandando idosas pegar na enxada, chamando piegas a quem se queixa da dura vida, ou incitando a emigrar quem ainda tem alguns sonhos para o Futuro. Refiro-me,como é óbvio, à ocupação tão fora de moda entre políticos que se prezem : a ninharia que é O TRABALHO (não confundir com... Emprego ou cargos).
Por isso, foi "natural" que o intrépido delfim então líder da Juventude do seu partido (da JSD) recorresse,-- para sustento da família que então já tinha de sua própria criação (isto de gastar a juventude entre comícios, festarolas e discotecas  cercadas por moçoilas acaba por dar nisso...)--, a um dos seus padrinhos partidários. O veterano Ângelo Correia lá lhe deu o tachito como administrador de uma das suas empresas, ao que dizem, de reciclagem (já Sócrates também andara por este ramo, num tal aterro da Beira agora em tribunal... enfim, isto do lixo é que está a dar!). Este cargo estava patente na sua biografia.
Mas NÃO, senhores! O que nunca pensei, APESAR DE TUDO e  apesar de não simpatizar com o figurão e de achar repelente as políticas com que está a destruir e submeter o país, foi que andasse metido em negociatas de cariz mais duvidoso... SIM EU AINDA ACREDITAVA que AO MENOS NISSO Passos Coelho se  distinguia do seu predecessor Sócrates e de outros "artesãos" da PROMISCUIDADE entre a Política e o Mundo Empresarial! :((
Tomara-o por pessoa de currículo pobre (paupérrimo!)  mas minimamente HONESTO, sério...E isto fechando os olhos com força às suas promessas "pinoquianas" pré-eleitorais e ao como veio a fazer precisamente o oposto do que assegurara em discursos e em contacto com o povo! Com muito boa vontade, passo adiante ESSE tipo de desonestidade, ou "Inverdade", como dizem...
Uma coisa era ter um amigo mais velho que ... deu a mão ao rapaz num aperto, quando precisava de emprego... vá lá, fechemos os olhos...(A. Correia tem azar! Outro dos seus famosos apadrinhados foi nada menos que o Duarte-acusado-de assassinar-velhinhas-Lima, o promissor deputado enredado em mil e um escândalos e esquemas e burlas em Portugal e Além-mar).
Outra bem diferente é estar envolvido e ao que parece mais do que a conta, com uma empresa que se "especializou" em ir buscar verbas europeias para a Formação, no (para usar palavras em voga) "esbulho" do érário público, no "esmifrar"  do dinheiro que é de e para todos e que deveria ser bem gerido e gasto.
Trata-se de uma investigação saída hoje no jornal Público, pelo jornalista António José Cerejo, o mesmo que outrora ousou fazer várias outras investigações noutro Reino, o  dos "socretinos". Lia-a de fio a pavio e  o meu suspiro de revolta deve ter sido igual ao de milhares ou milhões de portugueses que a "esmiuçaram". Curiosamente, fala-se por aí que o jornal anda a convidar ao cancelamento de contrato com vários colaboradores, sendo Cerejo um dos mencionados. Terá havido alguma pressão para tal, depois de o corajoso jornalista começar a levantar as pedrinhas que tapam os factos desta sua pesquisa? Com Relvas ao barulho(sim! Já lá vamos..), --- um Relvas não só NÃO demitido mas aí de regresso dos trópicos bronzeado e  "pronto para as curvas"-- não admiraria nada...
A notícia saíu no jornal de papel, em seis páginas bem recheadas de factos, depoimentos, gráficos e valores. Também está na versão online para assinantes, por isso só posso deixar aqui o link e alguns excertos como amostra:

Empresa de que Passos foi gestor ficou com a parte de leão de fundos geridos por Relvas entre 2002 e 2004

Mas o título do jornal de papel é mais esclarecedor:

Passos administrou empresa que cresceu com fundos geridos por Relvas

E uns excertos:

"A Tecnoforma viveu o seu período de maior sucesso no tempo em que Passos Coelho foi seu consultor, Relvas geria o programa Foral, Paulo Pereira Coelho era o gestor do programa na Região Centro. Em comum tinham o facto de terem sido dirigentes da JSD, tal como outros elementos chave do sucesso da empresa. No Centro a Tecnoforma chegou a ter 82% do financiamento aprovado a privados"
...
"Passos Coelho sempre disse que foi apenas consultor da Tecnoforma e que a deixou em 2004, quando foi trabalhar com Ângelo Correia. Afinal foi administrador até 2007. "Confusão minha", disse ao PÚBLICO"
...

"Anafre entregou negócio de 2,4 milhões à Tecnoforma"

Está bem, vou resumir em tópicos, para quem quiser entender melhor e não tiver acesso(versão muuuuuito sintética e com a minha própria escolha vocabular):

-Em 2002, Passos Coelho foi nomeado Consultor  para a área de Formação (o que será isso?) na empresa privada Tecnoforma. Nota 1 : ainda NÃO tinha concluído o curso de Economia. Nota 2: essa empresa estava eivada de elementos fortemente ligados ao PSD.Nota 3: foi então ainda ANTES de A. Correia lhe der dado o outro tacho...

- Entre 2002 e 2007 essa empresa foi-se candidatando a facultadora de cursos patrocionados pelo programa Foral (lançado por Guterres em 2001), com projectos destinados à Formação profissional de funcionários autárquicos. Boa parte desses projectos costumavam ser apresentado pelas próprias autarquias e outros organismos públicos;

porém, entre 2003 e 2004, boa parte dos projectos vitoriosos, especialmente na zona Centro(onde chegaram a abarbatar 100% dos projectos/fundos!) pertenceram à Tecnoforma; isto nos anos de Governo de Durão Barroso, no qual o nosso inefável Relvas era, nada mais nada menos Secretário de Estado (!!!) com a tutela da Formação Profissional e, por isso, do programa "Foral"(tradução: seleccionava e dava o dinheirinho para os projectos).

- O gestor da Tecnoforma à época, Paulo Pereira Coelho, era também Presidente da CCDRC(Comissão de Coordenação e Desnvolvimento Regional do Centro- organismo do Estado, para quem não sabe, e que então ajudava na selecção "concursal" ), ex-líder da JSD(na época em que Passos também a liderou ),  em Coimbra,ex-deputado do PSD e ex-sócio de Relvas numa "empresa de consultadoria sem actividade" (???) ;

- Junte-se (depois do jogo do empurra  nas respostas dos governantes e outras personagens que são referidas na reportagem)  o dirigente da empresa e também ex-dirigente da JSD, João Luís Gonçalves e ainda ..... o nome tão recortadamente português de um tal António Silva, um vereador autárquico(de 1998 a 2007) em Mangualde  que por ser "um tipo muito dinâmico" (P. Coelho dixit!)conseguiu arrecadar tanto sucesso para a empresa na zona Centro! Ah, esse Silva era Director Comercial da Tecnoforma, esquecia-me de mencionar...

- para além de Consultor, PPC veio a ser também um dos administradores da empresa, até 2007, embora já não se recordasse disso (pensara ter saído em 2004, o que pode revelar quão empenhado era no assunto, mas à data ainda assinava umas coisas, como pagamentos e tal...). E também desconhecia que uma procuração que tinha para representar a empresa, assinar por ela etc, estava ainda válida ( JLG, director, apenas a revogou em Agosto de 2012, quando o assunto veio a lume...coincidências...)

- A ideia da reportagem surgiu de uma referência, já há uns meses, por Helena Roseta, da forma como a Ordem dos Arquitectos  a que presidia fora pressionada para formar parceria com  a Tecnoforma em acções de formação de arquitectos das autarquias. A Ordem concorria a verbas do Foral DESDE que contratasse a ... Tecniforma! Quem era o secretário de Estado que então propusera tal "pacto"? Sim, Relvas, como entenderam! E é lógico que o Relvas agora ministro já entupiu mais um tribunal com uma queixa contra Roseta...

- Curiosamente, leia-se a pérola que pode passar despercebida em toda a reportagem, na resposta por escrito de Relvas: a aposta da Tecnoforma no Centro, para além de se dever ao tal dinamismo do seu  homem de Mangualde devia-se também ao facto de  a região de Lisboa "ter menos fundos", por ser classificada (na UE) como zona mais rica. Muito bem: prova provada de que o que estas empresas procuram são os fundos em si e nada de planeado consoante as necessidades do País, não acham?

- Mas o voluntarioso ministro Relvas deixa-nos também mais descansados com as suas garantias ao jornalista: "Tenho a certeza absoluta, conhecendo as pessoas como conheço, de que nada de ilícito ou obscuro aconteceu." Ufffff!

FICAM AQUI UMAS PERGUNTAS (deste blog) SOBRE ESTES FACTOS RELATADOS e  para as  quais   seria interessante obter resposta :

- "Tecnoforma" não parece mais um nome de empresa de... Mobiliário?

- afinal pode-se ser Consultor autorizado ANTES de se ser Licenciado? Que tipo de ... "especialista" é este?

- O que faz afinal um "Consultor para a área da Formação"? Coelho foi muito solicitado durante o seu tach... digo, cargo?

- As tais centenas de cursos bem pagos pelo programa Foral... foram dados? Funcionaram, ou foi como nos tempos áureos do Fundo Social Europeu e das formações fantasmas que proliferaram pelo país após a adesão à CEE e que incentivaram o comércio de Jipes e outros carros de luxo?

- Em que espécie de formação concreta se especializou a empresa? Que formadores tinha e com que habilitações? Precisavam de ter cartão partidário de uma certa cor?

- E o que é uma "empresa de Consultadoria sem actividade"?!

- Por que razão , a partir de 2005, a empresa deixou de ganhar muitos concursos para o Foral? Afinal as formações de anos anteriores não correspondiam às expectactivas? Fora tudo mero favoritismo? Ou agora havia outras empresas (afectas, por exemplo, à... Juventude Socialista/JS) ansiosas por deitar a mão ao bol... digo, ansiosas por demonstrarem a competência dos seus "cursos"? Que projectos e de que empresas ganharam mais concursos entre 2005 e 2009 (ano do fechar da torneir... digo,   ano da extinção do Programa Foral)?

- E por último: Mangualde deve ser a melhor autarquia do país, com os funcinários mais bem formados, para não falar em tantas outras autarquias do Centro... por que não se ouve mais falar na Câmara de Mangualde? Como esse concelho deve estar desenvolvido e não nos dizem nada! É injusto, com tanto dinamismo do António Silva...

---------------------

Entendem agora porque me sinto ainda mais desalentada com a situação do país. Para além de maus governantes que não param de nos enxamear, descobre-se  com esta reportagem que NEM  NESSE ASPECTO PPC se distingue dos demais! Gosta também do tacho, não de um mero emprego honesto, mas de uma autêntica tacharada aonde se acomodar, sem saber ao certo, pelo que parece, o que lá andou a fazer, ou pelo menos quanto tempo andou (com alguns anos omissos no seu CV). Esse tacho, arrisca-se agora a ser uma CAÇAROLA, onde lentamente acabe por ser cozinhado em lume brando. A investigação jornalística ainda está no adro, afinal o rapaz tem "telhados de vidro" no Currículo. Quando terminar, prevemos que o Coelho termine assim:


(coelho na caçarola... não temos aqui a receita, lamento...)
Isso anima um pouco quem desgosta e contesta a sua actuação submissa a Merkel e traidora da nossa soberania. Mas enquanto esse dia não chega, aí está para já o novo  Roub... digo, Orçamento de Estado, saído de um Conselho de Ministros-maratona de 13 horas ( e, sendo a um Domingo, será que estes "artistas" ousaram cobra-nos horas extraordinárias por essa reunião de "Esmifranço" dos contribuintes? Qual a razão de força para não reunirem à semana, hen?) e por isso o nosso Coelhito vai surgir-nos nos próximos tempos não como o requintado pitéu da foto de cima mas mais como... o da foto que se segue:
("Coelho Porta-anéis", de um catálogo online algures...)

E, escusado seria dizer, os anéis serão os nossos, dos portugueses!
Enquanto  Vítor Gaspar  e seus "extremamente inteligentes" conselheiros para a Ruína não sugerirem para o  catálogo... um... "porta-dedos"...
POIS... :(((
Alergia (8-10-2012, im blog "Alegrias e Alergias")

sábado, 6 de outubro de 2012

A imagem do dia de ontem, 5 de Outubro, dia da República Portuguesa (e dia dos Professores)

Ah, desculpem... Confundi...  as semelhanças...Uma casa em geral de pernas para o ar e uma casa-de-banho em particular seria algo de dramático . De consequências previsíveis e sempre péssimas, para os que estão do lado de baixo...
Felizmente esta é apenas uma fantasia para exposição.
A imagem de ontem foi esta:


pela cara satisfeita ao içar a bandeira da República Portuguesa, nas comemorações de ontem, o nosso Presidente da República dá a entender que, das duas uma:
- Ou não se apercebeu que a bandeira estava ao contrário, o que se vê pela a imagem do escudo e das  cinco quinas, dai o sorriso igual ao que retribuiu às vaquinhas açorianas;
- Ou até se apercebeu e está satisfeito, por assim demonstrar aos mercados, à "Troika" e aos restantes "lá fora", que Portugal continua o "bom aluno" totó de sempre e que está submisso, de valores invertidos, não independente (ontem Ramalho Eanes mencionou que a bandeira Invertida significa país dominado; outros explicam que no mar tal bandeira significa pedido de socorro...) pose que foi iniciada já nos seus tempos de PM em que incentivou o desmantelamento da produção do país, em troca dos subsídios da Comunidade Europeia...;
Tendo em conta a total indiferença que votou às duas senhoras que também protagonizaram a cerimónia--a que interrompeu o seu discurso aos brados de que já  não tinha como sobreviver e a outra , cantora lírica, que cantou o "Acordai" de Lopes Graça, enquanto Cavaco Silva continuava o seu discurso hipócrita de louvor aos professores  cuja humilhação por Lurdes Rodrigues ele apoiou, desde 2005-- deve ter sido a segunda hipótese a que lhe motivou o rasgado sorriso, infelizmente.
Não há mesmo palavras que bastem...para esta vergonha e esta revolta colectiva que sentimos.
Deixo aqui, no próximo parágrafo, o que acabei de responder em comentário num post anterior e que alargo a todos os portugueses indignados: que não se conformem!
"Um país que era "apenas" melancólico a tornar-se assombrado. E com tanta gente heróica a tentar aguentar-se de cabeça mais ou menos erguida( na família, no comércio, os heróis da indústria que não fecha e os que ainda conseguem exportar, apesar das medidas patéticas e criminosas...), enquanto umas autênticas bestas andam aí a defender o desmantelamento de Portugal!
Faltam as palavras e falta o ânimo para os descrever, a estes traidores  inclassificáveis e a todos estes que levaram o país à ruína, por décadas.
Devemos indignar-nos. É compreeensível e lógico que esmoreçamos...mas devemos manter alguma resistência,
pois agora Portugal depende de cada cidadão, com a sua acção, a palavra (e já não bastam palavras), a coragem individual mas também solidária.
Estou cada vez mais convicta que isto não é só uma crise económica. É uma autêntica Guerra económica  e social de uma élite que ainda quer ser mais poderosa e rica à custa da miséria da maioria. É uma autêntica Guerras de VALORES de quem acha que uns humanos valem mais do que os outros, uns têm "mérito" e outros não, quando afinal o exemplo que dão é de "Dona Cunha", nepotismo e amiguismo e não de mérito de qualquer espécie.Temos de nos aguentar e não fugir, não escondermo-nos ou "jogar a toalha" como dizem no Brasil.
Aprendi que é nos momentos mais conturbados da minha vida que me torno mais resiliente (a quebra vem depois...!) e que faço das tripas coração para me rebelar contra as injustiças. Estamos a viver um momento crucial em que devemos renegar o Mal, a Mentira e a falta de Ética, com todas as forças! Faltam palavras, mas não podemos esperar por "salvadores" providenciais. Os salvadores dos portugueses só podem ser os portugueses, os verdadeiros portugueses..."
É o meu contributo para reflectirmos sobre o momento que vivemos.Denunciar, comentar, protestar, meditar... Claro que não basta...
Alergia (6/10/2012, in "blog "Alegrias e alergias")
.............................
Nota da "Redacção" do blog: havia o quarto e último cartoon da Alegria sobre a abolição de feriados, finalmente terminado (coisa de dificuldade em... desenhar carros! eheh). Porém, tal como uma série de outros cartoons já prontos, terá de aguardar a ultrapassagem de um contratempo técnico para a introdução dessas imagens no blog. Aguardem, que não tardarão! Entretanto vão-se "entretendo" com outros posts sem... "bonecada".

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Continuando a matança do porco...mealheiro! :(

Para já ainda a digerir o ANÚNCIO das novas medidas de hoje à tarde, via ministro Vítor Gaspar.
Como se previa, mais impostos, devolver um subsídio de um lado, para o retirar logo por outra via e mais uma taxa IRS extra blablá, para além da alteração (para pior) dos seus escalões.
Cobrar ao capital não resultante do trabalho? ah... depois logo se vê, quem sabe...
E ainda aqui:Forte aumento do IMI em 2013 e 2014 (e as outras medidas, in Público)
Depois da sangria do porco, já falta pouco para a "matança" para ainda tentarem  aproveitar a pele e os ossos...
Ah, mas de certeza que este nosso porco-mealheiro nacional,  "sangrado" e quebrado  por quem pouco ou nada amealhou nele, vai ter-- para além da orelheira, das tripas, dos pés para banquetes de coentradas dos "Mercados"--, uma boa víscera  extra para aproveitar (talvez para remédios, que não para os nossos): um repleto FEL, com a amargura acumulada por este povo paciente.
ATÉ QUANDO?!
(volto já, com algo mais a dizer...mas cada vez custa mais, numa época em que já não há quase palavras para classificar tanto roubo e tanta injustiça...)
"Alergia" ( 3 de Outubro de 2012, in blog "Alegrias e Alergias")

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Hey, MAGOO, YOU DID IT AGAIN! :/

Lembram-se da frase deste título, que pontuava o final de cada episódio animado do Mr. Magoo, o pitosga dos desenhos animados?
Sim, devido à sua recusa de uns bons óculos, o velhote metia-se em belos sarilhos: pensava estar a entrar numa festa, por exemplo, mas estava num covil de ladrões; julgava rodar  o carro numa estrada, mas estava nos trilhos de um comboio; acabava a cair num precipício, enquanto pensava estar a contemplar a  paisagem junto à estrada, vislumbrando transeuntes na passarada.
Pois bem, mesmo depois da asneirada da nova ideia da TSU, esmagada por manifestações populares, oposições, empresários e até companheiros de coligação, depois da insensatez de não terem escutado ninguém, de comunicar a 7 de Setembro a nova medida de forma atabalhoada e sem consultar ninguém, os nossos "Young Turks" governamentais foram repetir a dose de... estupidez PITOSGA!
Sim! Vão (de novo!)  lançar novas medidas sem comunicar a quem devem, ou melhor dizendo, JÁ comunicaram a Bruxelas as novas medidas, que Durão Barroso diz já terem sido aprovadas pela Comissão Europeia, SEM que os líderes da Oposição ou os Parceiros sociais as conheçam primeiro. Aliás, sem que primeiro o POVO PORTUGUÊS as conheça.
VER AQUI a notícia de hoje:
"Bruxelas já aprovou medidas alternativas às mudanças na TSU"(in Público)Resta saber que nova bomba a rebentar-nos nos bolsos foram preparadas. Já contávamos, as tais que tirariam o mesmo mas de outra maneira, mas ainda assim...
E isto depois de também girar  a notícia de que o agora submerso Vítor Gaspar já protelou pela terceira vez a sua ida ao Parlamento (VER AQUI).(jornal Económico)
Só há duas diferenças não menores entre este o Magoo desenhado e estes "esboços" de governantes: Magoo, por um lado, é um ANCIÃO, símbolo não só de certa sabedoria intrínseca de quem já deu muito ao mundo e não se julga dono da verdade, mas também de alguma condescendência dos outros quando faz disparates em casa ou na rua. Por outro lado, é também o portador de uma enorme SORTE (diria que "sorte macaca" até), que o livra das consequências dramáticas dos seus actos míopes.
Já estes meninos desgovernantes e seus "integentíssimos" conselheiros (peritos em jogos bolsistas , de uma espécie de "Second Life" pela Wall Street, bancos trans-fraudulentos e "Fundos" internacionais que emprestam o que não produziram), apesar de avisados, alertados por mais de um milhão, parecem querer lançar o País de vez no precipício da Miséria e da repetição da tragédia Grega. Sem Happy End e sem tempo para a risada final "Oh, Magoo, You did it again!".
Precisamente porque até nisso o simpático Magoo é diferente: faz esse comentário quando percebe que arriscou a vida e tudo o mais nas suas peripécias de altas dioptrias.
Enquanto que  os nossos jovens (e menos jovens) pitosgas não têm a humildade para tanto: clamam que pitosgas,instalados,  cobardes e  profundamente "ignorantes" são todos os outros que os tentam demover.
(Ou , como diz  Rui Tavares na sua acutilante crónica de hoje no Público, de título "O inteligente mais estúpido": "O mais perigoso ignorante é aquele que ignora a sua ignorância."
Mr. Magoo, o senhor sim, está perdoado!
Alergia (1 de Outubro de 2012, in blog "Alegrias e Alergias")