sexta-feira, 5 de abril de 2013

CARTOON: Relvas nos Contos de Fadas (bye!- da série "Velhos Contos...")

(c) Margarida Alegria (5-4-2013)
(*  Para quem possa estranhar, o " Reino bué bué da longe" é a versão , nos filmes do schreck ,do "Num Reino muito distante" dos contos tradicionais...)
Como ontem todo o País rejubilou com a mais que exigida saída de Miguel Relvas do Governo-- (demitiu-se ontem, ver AQUI  a notícia), a conta de todas as suas trapalhadas mas sobretudo a da sua  super-equivalência a licenciado, sem pôr os pés nas aulas nem muito menos fazer exames ,mas graças aos "créditos" do seu percurso biográfico e político (associações, tachos políticos, até uma asssociação de folclore) e dos seu "impulso" constante em criar uma larga teia de clientelismos e interesses, -- não queria deixar de marcar aqui a Efeméride.
Por isso peguei num rascunho de um Cartoon para a série "Velhos Contos , Novos Tempos..." que tinha quase desde o início deste ano, inspirado naquele senhor que andou pelas várias etapas da volta à França em bicicleta a expor , no meio da multidão, um famoso cartaz para as TVs verem , ideia que desde então se espalhou por todos os cantos, em cartazes, em blogs, em "post it" e autocolantes, a invocar uma das maiores fontes inspiradoras de anedotas e de protestos dos últimos dois anos. Esta exclamação quase maternal "Vai estudar, Relvas!" é o que desejariamos aconselhar ao dito , tanto então como agora que saiu e já tem mais tempo para se dedicar (mesmo!) aos estudos.
Mas o mais provável é que vá dedicar-se aos negócios por algum país tropical amigo...
Tinha mantido este rascunho de desenho em "stand-by", não só porque não estava completamente satisfeita com ele, mas porque  aguardava um momento mais propício para o publicar, depois de o melhorar. Não chegava é a ter já a esperança que essa ocasião fosse a sua demissão, de tal forma estava protegido pelo amigo Primeiro-Ministro, de tal forma estava agarrado ao poder de Ministro dos Assuntos Parlamentares e adjunto e não sei que mais, com dossiers apetecíveis como as autarquias e a tv pública, a RTP.  E também  a "missão" do "Impulso" ao combate ao desemprego - o termo não é inocente, pois foi o nome que deu a um programa que há dois anos não se sabe como tem funcionado e se tem feito algo pelos jovens : "Impulso Jovem", ao bom estilo de um qualquer desodorizante. Agora sai, finalmente, alegando não ter "condições anímicas" (?) para continuar, porém com todo Portugal a saber que é devido ao inquérito da Inspecção Geral da Educação e Ciência à sua equivalência à licenciatura, escândalo que começa a explodir de vez, e com ele está a abalar e a descredibilizar a própria universidade privada onde "cursou", a Lusófona. 
Antes de sair ainda tomou mais uma medida mirabolante: chamou para liderar o "Impulso Jovem" um jovem "motivador" divulgado pelo Youtube , daqueles que , mais frenético que um pregador de seita, incita as pessoas a mexerem-se, buscarem o "empreendedor" que está dentro delas, etc. A sua profissão? Chefe de uma empresa que ensina os outros a trabalhar...digo, a vender o seu trabalho.... quer dizer, a vender a vontade que se tem de trabalhar (julgo que "custe o que custar").  Só visto para crer!  Pode ser que resulte, não sei, mas o estilo é ao bom estilo da tradicional venda da "banha da cobra", com linguagem de marketing traduzida à pressa da Língua Inglesa (por exemplo, dizendo (vejam!) "pensar fora do cubo", para a expressão inglesa " think out of the box"!). 
Bem, não sei o que esse rapaz fará agora, mas o outro Miguel saiu e deixou-o com a batata quente,  sendo em serviço pro bono e tudo...
Voltando ao cartoon: acabei de o retocar e terminar,mesmo assim como estava, embora não esteja bem como eu imaginara, mas queria publicar hoje.  Até já tinha umas personagens a agitar lenços e tudo! :)
E nem imaginem como é desenhar num espaço tão diminuto. Quem quiser saber a história desta série de cartoons e porque são redondos, então espreitem acima, no separador do blog que diz "Outros cartoons da Alegria", que explica tudo e tem alguns deles.
E agora que venha saída dos restantes "desgovernantes" diz muita gente. Pois... Mas se para este sair já foi o "cabo dos trabalhos"...
NOTA:
Hoje o final do dia foi agitado,em Portugal, com esta questão do Chumbo do Orçamento de Estado pelo Tribunal Constitucional, por isso não tive tempo para mais nada. Sei que tinha prometido aqui o texto mais detalhado sobre os documentários que vi da Retrospectiva de Kim Longinotto, mas aquilo está a dar algum trabalho e quero que fique bem. Precisaria de alguma tranquilidade para terminar. E tranquilidade foi impossível hoje, a vários níveis.
Aviso também que quem tenciona ver os filmes não deverá ler o texto logo quando eu o publicar amanhã, para não perder certas surpresas dos mesmos (mas não vou contar tudo, descansem!).
.Até amanhã.
Margarida Alegria (5-4-2013, in blog "Alegrias e Alergias")

Sem comentários:

Enviar um comentário